RIVAIS DENTRO E FORA DA TV

Silvio Santos abre os cofres do SBT, dá rasteira milionária e toma estrela da Band após anos de ódio

15/03/2022 às 11h18

Por: Erick Martins
Imagem PreCarregada
Silvio Santos em uma de suas últimas aparições públicas desde que se afastou do SBT (Foto: Reprodução / YouTube)

O canal de Anhanguera deu um prejuízo de 20 milhões para a emissora rival

Desde que a Globo reduziu os seus investimentos em 2019, SBT e Band despontaram como verdadeiras potências na transmissão esportiva, mas além de destronarem a Vênus Platinada, os dois canais iniciaram uma disputa entre si.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A rivalidade entre Band e SBT ficou ainda mais evidente na última segunda-feira, 14, quando a emissora de Silvio Santos “tomou” uma das marcas que patrocinava a Fórmula 1 no canal de Johny Saad.

Trata-se do Banco do Brasil, que era tido como uma das estrelas da Band para viabilizar a transmissão do campeonato de automobilismo. Segundo o Notícias da TV, a instituição financeira deixou de patrocinar a F1 para comprar uma cota comercial da Liga dos Campeões da Europa, torneio que pertence ao SBT.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, o canal de Silvio Santos deu um prejuízo de R$20 milhões a Band. No entanto, a emissora do Morumbi conseguiu reverter a saída repentina do parceiro comercial e vendeu o espaço para o banco Santander.

Téo José é o narrador oficial do SBT nas partidas da Liga dos Campeões

Téo José é o narrador oficial do SBT nas partidas da Liga dos Campeões- Foto: Reprodução

Segundo apurou a coluna, o Banco do Brasil, que tem participação estatal, decidiu mudar o investimento que faz em esporte na TV aberta. O objetivo é alcançar um público que gosta mais de futebol e com um perfil mais popular. Neste quesito, o SBT e as transmissões da Liga dos Campeões se encaixaram no novo panorama da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o mais novo patrocínio, o canal de Silvio Santos conseguiu fechar quatro espaços comerciais do torneio. Estima-se que cada cota comercial seja vendida por 30 milhões, gerando um montante de 120 milhões aos cofres do SBT, que vão muito bem por sinal. 

JOHNNY SAAD E SILVIO SANTOS TEM UM LONGO HISTÓRICO DE RIVALIDADE

Silvio Santos e o dono do Grupo Band, Johnny Saad

Silvio Santos e o dono do Grupo Band, Johnny Saad (Foto: Montagem/TV Foco)

Antes mesmo de se tornarem potências na transmissão esportiva, SBT e Band não tinham um histórico muito amigável. Isso porque a chefia da emissora do Morumbi entende que o canal de Anhanguera há anos assedia alguns dos seus contratados.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um famoso exemplo é que Silvio Santos nunca escondeu que sempre sonhou em ter Datena como seu contratado no SBT e lhe fez diversas propostas, mesmo com o veterano sendo contratado da Band.

O distanciamento entre o Senhor Abravanel e a Band ficou ainda mais evidente no documentário em homenagem aos 40 anos do SBT, que foi exibido em 2021. Na obra, representantes da Record e da Globo falam sobre o Homem do Baú, mas nenhuma figura da emissora do Morumbi aparece.

Band
SBT
Silvio Santos

Autor(a):

Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.