Silvio Santos se torna alvo da Justiça após colocar crianças seminuas no SBT: “Vergonhoso”
03/10/2019 às 14h44
Silvio Santos foi duramente criticado por organizações diversas por promover um concurso de miss infantil em seu programa no SBT
Silvio Santos se envolveu em uma grande polêmica após a veiculação de um quadro em seu programa no SBT, no dia 22 de setembro, envolvendo um concurso de miss infantil. Por colocar meninas de 7 a 8 anos em uma posição extremamente sexualizada, o Ministério Público do Trabalho (MPT) em São Paulo e a Promotoria de Justiça de Osasco decidiram instaurar um inquérito para investigar a produção, que recebeu uma enxurrada de críticas na internet.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Uol e uma reportagem do Estadão, o Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP) repudiou a atitude do canal do apresentador por avaliar atributos físicos de crianças tão novas. No concurso, as pequenas precisavam desfilar com uma fantasia, depois com um maiô e por fim um traje de gala, e todo o corpo delas precisava estar em destaque.
Silvio Santos se dirigiu à platéia e explicou que para os votos valessem a pena, a meninas deveriam ser avaliadas pelas pernas, o colo, o rosto e o conjunto mais bonitos. Além disso, três convidadas e todas as mulheres presentes no auditório julgavam as candidatas através de um aparelho que registrava os votos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ana Maria Vila Real, procuradora do MPT e coordenadora nacional de Combate à Exploração da Criança e do Adolescente (Coordinfância), revelou que esse tipo de ‘brincadeira’ feita em programas de televisão incentivam e erotização e sexualização precoces, a situações adultas, a desgastes emocionais, constrangimentos e exposições, como muitas pessoas já conseguiram perceber e publicaram críticas na internet.
Táki Athanássios Cordás, coordenador da Assistência Clínica do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), garante que a atitude de Silvio Santos em seu programa promove a sexualização e consequentemente o risco de abuso sexual a menores, e classificou a situação em uma nota de repúdio como “vergonhosa”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]