Silvio Santos toma decisão radical sobre programação, mas volta atrás após revolta e ameaça de motim no SBT
02/09/2018 às 9h06
Quem acompanha os bastidores da TV sabe que Silvio Santos manda e desmanda no SBT. Como dono da emissora e principal apresentador da casa, ele dá a palavra final e muitas vezes pega o público de surpresa com suas decisões. Dessa vez, no entanto, o dono do Baú acabou “vencido” pelos executivos e funcionários de sua emissora e voltou atrás em uma questão após revolta e ameaça de greve na emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações divulgadas pelo site Notícias da TV, Silvio havia batido o martelo e decidido exibir o Primeiro Impacto das 6h às 10h30 após o fim do contrato com a Disney. Os diretores do SBT, no entanto, logo perceberam a “loucura” que o apresentador estava prestes a promover.
+Vaza suposto áudio no qual Anitta “detona” Pabllo Vittar; ouça
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um primeiro fator que dificultaria a vida do SBT com essa mudança na programação seria a falta de anunciantes da atração comandada por Marcão do Povo e Dudu Camargo. Sucesso em audiência, o programa não consegue reverter esses índices em faturamento e é deficitário.
Em entrevista ao mesmo site, um diretor de jornalismo do canal que pediu anonimato explicou o que Silvio estava prestes a fazer. “O Primeiro Impacto certamente lideraria depois das 10h, contra o Hoje em Dia e o Bem Estar. Ele se tornou um produto bastante competitivo, mesmo com todas as limitações. Mas não há a menor chance de ampliar um programa que não se paga e que não tem equipe, não temos orçamento para isso”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda tem a questão orçamentária. Sem nenhuma equipe de reportagem exclusiva, o Primeiro Impacto mescla vídeos do WhatsApp com reportagens requentadas de outros telejornais da casa. E-mail enviado para as afiliadas deixava clara a necessidade de que mobilizassem suas equipes para viabilizar quatro horas e meia do jornal.
Algumas capitais afirmaram que isso só seria possível com a aplicação de verba exclusiva para esse fim. Em São Paulo, profissionais ameaçaram fazer greve caso uma nova equipe não fosse contratada para o noticiário. Informado da situação e sem condições para investir mais no jornalismo, Silvio acabou desistindo da ideia.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Programa Silvio Santos com Patricia Abravanel alcança 10 pontos e consolida a vice-liderança isolada
● Domingo Legal garante o segundo lugar com 66% de vantagem sobre a terceira colocada
● SBT Brasil desbanca a Band, vai nas alturas e se consolida no horário nobre
O Primeiro Impacto será esticado em apenas meia hora, e o resto do tempo será ocupado pelo Bom Dia & Cia, que mesmo sem grande investimento consegue retorno favorável comercialmente. Silvio não desistiu e ordenou que o departamento comercial do SBT se empenhe em conseguir anunciantes para que sua ideia se concretize.
Autor(a):
Fernando Lopes
Apaixonado pelo mundo da televisão, Fernando Lopes escreve sobre o assunto no TV Foco desde 2013.