ENTENDA!
Anúncio de Simone Tebet chega com alerta sobre decisão do Banco Central que atinge em cheio poupanças no país
12/08/2024 às 15h29
Banco Central toma nova decisão que afeta quem possuí dinheiro na conta poupança e Simone Tebet traz alerta em entrevista
A Ministra do Planejamento, Simone Tebet, costuma realizar pronunciamentos importantes sobre a economia do país, além de enaltecer os programas sociais do Governo de Lula. Em abril deste ano, ela chegou com um alerta após a decisão do Banco Central envolvendo a taxa selic.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta segunda-feira, 12, iremos relembrar o anúncio da ministra e decisão do Banco Central, que afeta diretamente os brasileiros que guardam dinheiro na conta poupança.
Durante uma entrevista à CNN, Simone Tebet foi questionada sobre a redução da Taxa Selic e se vê a Selic em 9% como o mínimo a que o BC conseguiria chegar em 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ministra confessou que o Banco Central não pode encarar uma taxa de juros em torno de 9% ao ano como limite para o atual ciclo de afrouxamento monetário.
Em março deste ano, o Copom, do Banco Central, definiu a taxa de juros em 10,75%, aquele foi o sexto corte em 0,5 pontos desde agosto do ano passado. Atualmente, a Taxa Selic está em 10,50% ao ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ALERTA
Simone Tebet reforçou que o Banco Central deve realizar cortes maiores na taxa: “À medida que a inflação está menor do que estava no passado, é óbvio que dá, sob pena de continuarmos tendo os maiores juros reais do mundo”.
Em seguida, a ministra reforçou que o Governo de Lula está demonstrando o compromisso com a sustentabilidade das contas públicas e com a segurança jurídica.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: 4 alertas severos são emitidos para clientes com conta-corrente e poupança em 2024
● Cartão de crédito está com os dias contados: Novo serviço do Banco Central chega com substituto salvador
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
“Não pode ser o piso. O que mudou? Só pode ser o piso se, a partir do segundo semestre, dermos [a equipe econômica] outros sinais que nós não estamos dando. O BC não está analisando só os preços de alimentos e a inflação. O BC está de olho também na política fiscal do governo”, finalizou a ministra.
AFETA A POUPANÇA
No dia 31 de julho, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa Selic em 10,50% ao ano. O juros afeta diretamente no rendimento da poupança e em outras taxas de juros do país, como empréstimos, financiamentos e aplicações, segundo o portal do Estadão.
O rendimento da conta poupança varia de acordo com duas regras da taxa Selic. A primeira é quando estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a segunda é quando estiver acima de 8,5%.
Quando a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança corresponde a 70% da Selic mais a taxa referencial (TR).
Já quando a Selic estiver acima de 8,5%, a rentabilidade da poupança muda e passa para 0,5% ao mês mais a taxa referencial (TR), que está em 2% no acumulado dos últimos 12 meses.
Desse modo, com a taxa Selic em 10,50% ao ano, a rentabilidade da poupança será de 0,5% ao mês mais a taxa referencial (TR). Atualmente, a modalidade possuí rendimentos menores ao comparar com o Tesouro Direto.
Como tirar dúvidas no Banco Central?
É comum que alguns correntistas tenham dúvidas de como entrar em contato com o Banco Central, seja para tirar alguma dúvida ou fazer uma reclamação.
De acordo com informações do portal oficial, o cidadão pode falar com a instituição através do “fale conosco”, pela internet, ou pelo número 145 das 8h às 20h para tirar suas dúvidas.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]