Sinal Aberto | “A Regra do Jogo” será derrotada por outra novela

01/08/2015 às 12h27

Por: Maurício Freitas
Imagem PreCarregada
Teaser de A Regra do Jogo. Foto reprodução.
Teaser de A Regra do Jogo.  Foto reprodução.

Teaser de A Regra do Jogo. Foto reprodução.

Em breve a Globo irá estrear “A Regra do Jogo”, de João Emanuel Carneiro, e já lançou o teaser em sua grade de programação. Pouco tempo depois de sua primeira exibição, a novela ganhou as redes sociais e se tornou um dos assuntos mais comentados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mérito de tanta repercussão se dá a três principais motivos. O primeiro é a chamada, que foi muito bem feita, e passa a impressão de uma grande disputa entre o bem e o mal, e está bem representada num jogo de xadrez. O segundo motivo é o fracasso de “Babilônia”, que deixou muitos noveleiros órfãos no horário e esperam por uma nova trama que os conquistem e possam acompanhar diariamente. E o terceiro motivo foi a estratégia bem pensada da Globo em usar o nome de um sucesso para tentar emplacar outro, ao dizer que “é do mesmo autor de ‘Avenida Brasil'”. Essa atitude, que por sinal, demonstra o desespero da emissora com a audiência do horário das 9.

Nina (Débora Falabella) Carminha (Adriana Esteves), protagonista e vilã de "Avenida Brasil" (Foto:Divulgação)

Nina (Débora Falabella) Carminha (Adriana Esteves), protagonista e vilã de “Avenida Brasil” (Foto:Divulgação)

Existe um lado perigoso a ser explorado. O autor é extremamente talentoso e disso não resta dúvida, mas há um ditado antigo que pode representar a situação, “quanto mais alto, maior a queda”, digo isso em relação à expectativa, quanto maior ela for, maior será a chance de se decepcionar. Basta olhar para “Babilônia”, Gilberto Braga quis empregar a rivalidade entre duas mulheres, assim como fez em “Celebridade” e o resultado está aí para todos verem. João Emanuel Carneiro vem com o tema vingança pela terceira vez no horário. É perigoso depois de escrever dois sucessos errar a mão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não existe um autor bom o bastante para não errar, principalmente quando se carrega dois fardos enormes nas costas como acontece com JEC, o peso de reerguer o horário de maior audiência da TV brasileira e o peso de superar a expectativa do público de escrever algo tão genial como seu último sucesso. Tarefa difícil, porque “Avenida Brasil” não é fácil de ser superada. Esse é o típico caso em que a criatura se torna maior que o criador.

Por Mauricio Freitas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contato: [email protected]

As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV Foco, e são de total responsabilidade de seu idealizador! 

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sinal aberto

A Regra do Jogo
Audiência da TV
Avenida Brasil
Destaque
Globo
João Emanuel Carneiro
noticias da tv
Sinal Aberto
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.