Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

ADEUS!

Transmissões encerradas, sinal cortado e venda à Record: O triste fim de emissora de TV tradicional no Brasil

08/08/2024 às 19h02

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Fim emissora de TV comprada pela Record (Reprodução: Montagem TV Foco)

Uma emissora gigantesca de TV foi vendida à Record. No entanto, o canal passou por diversas crises e acabou tendo suas transmissões encerradas e seu sinal cortado. A seguir, confira tudo sobre o triste fim da Rede Mulher

A Record, sem sombra de dúvidas, é um dos canais mais antigos em atividade no país. A emissora atravessou diversos momentos importantes para a mídia, e é uma das maiores no Brasil. No entanto, um investimento não teve o sucesso esperado, e um canal da rede acabou sucumbindo a uma crise absurda, ficando fora do ar com as transmissões encerradas e seu sinal cortado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Rede Mulher surgiu nos anos 90 como uma emissora de TV a cabo dedicada ao público feminino, com programação variada que abrangia temas como moda, beleza, culinária, saúde, comportamento e entretenimento, tornando-se um dos canais mais tradicionais do Brasil. No entanto, acabou enfrentando uma crise financeira, e acabou sendo vendida à Rede Record.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo as informações disponibilizadas pela ‘Wikipédia’, a Record TV comprou a Rede Mulher no dia 15 de abril de 1999. Na época, ao assumir oficialmente o canal, a Igreja Universal do Reino de Deus retirou todos os programas que não se adequavam aos seus costumes, como os ligados à comunidade judaica. Além disso, foram demitidos os umbandistas que tinham quadros nos programas da emissora.

Pouco tempo após a compra da emissora, a Record transferiu a sede da Rede Mulher para as antigas instalações do canal de Edir Macedo, em Moema. Em meados de setembro de 2000, a Rede Mulher investiu US$ 500 mil comprando um novo sistema de captação e finalização digital, reformulando completamente o estilo da emissora. No ano seguinte, inaugurou seu departamento de jornalismo e criou novos jornais.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após essa reestruturação alguns problemas começaram a surgir. Em dezembro de 2004, a Rede Mulher respondeu a um processo na 5ª Vara Cível Federal, por exibir programas da Igreja Universal do Reino de Deus que desrespeitavam religiões afro-brasileiras, como o candomblé e a umbanda. A emissora, no entanto, afirmou que os “programas são de responsabilidade de quem os produz”. Sendo acusada de racismo juntamente com a Rede Record.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Depois dessa péssima repercussão ao canal, com uma audiência muito baixa, o Grupo Record resolveu criar um canal de notícias “all news” 24 horas por dia, inspirado nas redes CNN, BandNews TV e Globo News intitulado Record News, entre o final de 2006 e o início de 2007. Devido à consolidação da Rede Mulher, foi definido que a emissora daria lugar a nova, assim que esta fosse lançada.

No último suspiro da Rede Mulher, à meia-noite do dia 27 de setembro de 2007, o programa “Realidade Atual” marcou o fim de uma era. Seguido por uma contagem regressiva para o lançamento da Record News. Dessa forma, o canal teve o sinal cortado e as transmissões encerradas, devido à substituição pelo mais novo programa de notícias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais as maiores emissoras de TV do mudo?

Segundo o portal ‘Na telinha’, a ABC é a maior emissora do mundo. Com sede nos Estados Unidos, a sigla do grupo American Broadcasting Company é referência não só para o público, mas também em mercado internacional quando o assunto é a produção audiovisual, sendo uma das empresas do grupo de entretenimento Walt Disney.

A Globo ocupa o segundo lugar do ranking. Vale lembrar que a emissora conquistou o povo brasileiro pelo jornalismo, os programas de auditório e, sobretudo, pelas novelas, do qual se tornou referência em todo mundo. Aliás, as produções do canal costumam ser vendidas para outros países, fazendo um enorme sucesso entre os telespectadores.

🚨 Dona Déa ganha programa na Globo + Datena alega legítima defesa por cadeirada + Estreia de A Fazenda bomba 

Record
Rede Mulher

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.