Se você gosta de assistir televisão deve ficar de olho para não ficar sem sinal
A televisão é um dos meios de comunicação mais utilizados atualmente e sua criação se deu no início do século 20 e chegou ao Brasil na década de 50 com a TV Tupi. Desde então, com a criação de inúmeros canais, ao longo dos anos, é uma das principais responsáveis de trazer entretenimento para os brasileiros
Porém, além dos canais, outra coisa foi mudando ao longo dos anos quando falamos em televisão, estamos falando da tecnologia usada para que tais canais cheguem em nossas casas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém para que uma tecnologia funcione sem grandes interferências, outra precisa ceder espaço. Com esse objetivo, a troca de antenas de televisão em cidades com mais de 500 mil habitantes foi necessária.
Isso de deu porquê já está sendo implementada no país a tecnologia 5G e, para que isso ocorra de forma coesa, é necessário fazer a retirada da faixa 3,5GHz.
Sendo assim, a transmissão via satélite de canais abertos da TV vai mudar de faixa. Dessa forma, o telespectador que faz uso da antena parabólica convencional terá que instalar novos equipamentos para continuar assistindo a programação de forma gratuita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Garanta o sinal da sua Tv
Segundo o site “Seu Crédito Digital”, do Portal R7. tais equipamentos que serão oferecidos pelo governo federal, são mais bem mais modernos, o que irá facilitar a melhor captação do sinal, oferecendo imagem e som de maior qualidade.
Além disso, com o novo kit de transmissão, será possível sintonizar mais canais e a programação por região. A distribuição do kit de transmissão é coordenada pela “Siga Antenado” e acompanhada pelo “Ministério das Comunicações e pela Agência Nacional de Telecomunicações” (Anatel).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Falência decretada e leilão: Luta de cervejaria, rival da Heineken, gera tensão em clientes em 2024
● Fim do pagamento do IPVA: Nova lei em vigor traz isenção a milhares de motoristas da Uber e 99 em 2025
Nesse sentido, essas instituições alertam que quem não realizar a troca poderá ter interferência no sinal e, com o passar do tempo, ser impedido de ver os canais abertos.
Os estados que mais têm cidades habilitadas a realizar a troca do sinal são São Paulo, Santa Catarina e Paraná. No entanto, as residências que utilizam antena digital externa ou interna já recebem o sinal digital, assim como cidadãos que têm TV por assinatura, esses não irão precisar de tal atualização
Quem pode solicitar o kit pelo governo?
Para receber tal kit, os cidadãos precisam se encaixar nos seguintes casos:
- Famílias inscritas em Programas Sociais do governo federal através do Cadastro Único;
- Quem possui antena parabólica analógica funcionando;
- Moradores destas 439 cidades.
Lembrando que famílias com vulnerabilidade social, que fazem parte do Cadastro Único, de 439 cidades brasileiras, já podem solicitar o novo kit de transmissão.
De acordo com o Ministério das Comunicações, cerca de 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas com a troca da parabólica analógica pela parabólica digital.
As residências que se encaixam nesses requisitos podem solicitar a troca pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br. Para agendar a troca, é necessário informar o número do CPF e também o da Inscrição Social (NIS).