Caixa emite alerta máximo sobre o uso do Pix
A Caixa Econômica Federal, sem sombra de dúvidas, é um dos bancos mais importantes do Brasil. Apesar dos milhões de clientes, a instituição financeira também passa por alguns problemas. Dessa vez, por exemplo, eles fizeram um comunicado envolvendo o PIX.
Segundo o portal Seu Crédito Digital, o banco usou seu perfil na plataforma X (antigo Twitter) para alertar sobre a prática do golpe do Pix. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Silverguard, usuários brasileiros sofreram 1,7 milhão de golpes através da ferramenta do Banco Central (BC).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao fazer o alerta especial, a Caixa traz uma das narrativas adotadas por criminosos que aplicam o golpe do Pix. O golpista se passa por uma outra pessoa, entra em contato com algum conhecido dela e, posteriormente, pede transferência via Pix ou uma ajuda para pagar um determinado boleto.
De acordo com o alerta emitido pela Caixa, o golpe do Pix é conhecido também como o golpe do falso parente. O golpista inicia o crime enviando “oi” por mensagem no WhatsApp. Depois, ele pede para a vítima anotar o novo número e começa a enviar uma série de desculpas pra justificar ação.
Em alguns casos, golpistas usam informações obtidas nas redes sociais para personalizar o pedido. O golpista costuma pressionar a vítima para realizar a transferência o mais rápido possível. Depois que consegue o que quer, o botão de bloqueio é ativado. Até mesmo a exclusão de mensagens pode ocorrer.
O que é preciso fazer?
Ao fazer o alerta para seus clientes sobre o golpe do Pix, a Caixa traz uma das mais importantes dicas: desconfiar de contatos pedindo dinheiro através da ferramenta ou pagamento de boletos. É sempre importante desconfiar de quem já chega pedindo o dinheiro, pois esse tipo de crime está cada vez mais comum.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE