Sob pressão: estresse em jornalistas causa afastamentos e demissões na Globo e Record
29/11/2018 às 5h24
O final do ano está chegando, e com ele, todo o acúmulo de cansaço físico e esgotamento mental. E não pense que apenas você sofre com estresse do dia-a-dia, estrelas dos principais jornais da Globo, Record e Band também estão cansados. Prova disso é a série de casos sequenciais de repórteres passando mal e afastados de suas funções. O especial do TV Foco relembra alguns:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O caso mais recente aconteceu essa semana, 26, com a apresentadora do RJ2 da Globo: Ana Luíza Guimarães, segundo o colunista Leo Dias, a apresentadora desmaiou logo após fazer a chamada das manchetes do jornal. Seu colega de emissora, Guilherme Peixoto chegou a pular a catraca para substituí-la, porém não foi necessário, pois como se tratava de uma queda de pressão, Ana Luíza rapidamente se recuperou e voltou para a atividade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não foi o mesmo caso da jornalista Izabella Camargo. Afastada do trabalho para tratar da síndrome de burnout, Izabella tomou um susto quando retornou ao trabalho: foi desligada da emissora.
A Síndrome de Burnout é causada pela sobrecarga de trabalho. Burnout vem do inglês e significa queimar até o fim. Os sintomas são: fadiga, perda de memória e falta de apetite. A causa dessa doença vem de uma vida corrida e está ligada diretamente ao estresse profissional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Rede Globo se posicionou por e-mail sobre o caso: “A própria Izabella já disse a jornalistas que está “bem de voz, mente e corpo em equilíbrio”. O motivo pelo qual deixou de trabalhar na TV Globo não guarda relação com as razões que a levaram a tirar licença médica, mas a emissora não trata em público de suas relações com funcionários ou ex-funcionários. A Globo é reconhecida por todos como uma empresa que zela por seus funcionários, dando todo o apoio possível. Como já dissemos antes, a Globo agradece à Izabella pelos anos de convivência, dedicação e profissionalismo.”
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Luto: Cantor Agnaldo Rayol morre em SP aos 86 anos
● FIM dos pagamentos na TIM e PIX melhor que o 13º salário: 2 viradas do Nubank pra salvar clientes
● R$ 8 bilhões: INSS garante maior VITÓRIA e aposentados pulam de alegria em pleno domingo (03)
“Todos os laudos médicos diziam a mesma coisa. O que eu estava sentindo fisicamente foi provocado pela frequência de trabalho naquele horário e meu corpo estava pedindo ajuda. Foram seis anos na madrugada e a casa [Globo] tem todos esses laudos. Estava muito feliz em voltar, pois honro meu trabalho”, disse Izabella Camargo. A jornalista ainda alerta o público e ressalta a importância de respeitar nossa saúde: “Espero ajudar para que outras pessoas não tenham o que tive. Espero que cada pessoa possar pensar no seu tempo e na sua saúde e perceba se não está ultrapassando os seus próprios limites”.
Na Record TV, em outubro desse ano, o repórter Rafael Machado teve uma uma crise de estresse em frente as câmeras enquanto fazia uma entrada ao vivo no jornal Balanço Geral Manhã. Rafael entrou em um link e os colegas profissionais que estavam ao lado começaram a reparar nas falas espaçadas do jornalista, e que sua expressão não estava boa. Logo o link foi tirado do ar e o jornalista foi levado até o posto médico de atendimento dentro da própria Record.
+Globo inicia gravações do The Voice Kids e fotos são divulgadas
Segundo pessoas que estavam próximas, Rafael dizia de forma transtornada que estava no “seu limite” e que queriam o “deixar doido”. Foi aplicado um forte calmante no jornalista, e em seguida, ele foi encaminhado para um médico especialista, ficando dois dias afastado do trabalho.
“Realmente passei mal, recebi atendimento do médico da Record, mas agora estou focado em me curar de uma conjuntivite que peguei no domingo. Agradeço a preocupação de vocês”, disse ele ao jornalista Gabriel Souza (UOL).
+O Sétimo Guardião: Valentina inicia acerto de contas em Serro Azul
Mencionado aqui no especial de ontem, cujo o tema era depressão, o jornalista Ricardo Boechat também teve um surto depressivo agudo, minutos antes de entrar no jornal ao vivo pela Bandnews FM, em 2015: “Eu simplesmente sofri um colapso, um apagão no estúdio” e “nenhum texto era compreensível”, disse o âncora do Jornal da Band. Esse tipo de surto tem como sintomas o estado de pânico, a balbúrdia mental, a insegurança, que decorrem da depressão. Boechat foi ao especialista acompanhado de sua esposa e segue até hoje as instruções médicas.
Autor(a):
Mozuka Braga
Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.