Anvisa fez proibição urgente conta marca de suco
A Anvisa é uma agência reguladora e sua finalidade é fiscalizar a produção e consumo de produtos submetidos a vigilância sanitária como medicamentos, agrotóxicos e cosméticos. Dessa vez, relembraremos uma proibição da agência que ocorreu em 2013 contra uma famosa empresa que produz suco de caixinhas.
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A marca em questão era a Ades, que pertencia a Unilever. A Anvisa descobriu que a empresa envasou, na época, um lote de suco com soda cáustica na composição. De acordo com o G1, tudo começou após uma mulher passar mal após tomar um copo de suco, em Guarujá, no litoral de São Paulo.
O advogado da mulher, Airton Sinto, solicitou um exame no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que identificou o produto de limpeza tóxico na composição. A Unilever afirmou que 96 unidades de Ades, sabor maçã, foram envasadas com solução de limpeza, mas que alertou a população anunciando um recall do produto assim que soube da contaminação.
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De acordo com informações do G1, a falha foi detectada no processo de envase do Alimento de Soja sabor Maçã – marca Ades – Lote AGB 25 envasado no equipamento TBA3G no dia 25 de fevereiro de 2013 com validade até 22 de dezembro de 2013.
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Na época, a assessoria de imprensa da Unilever chegou a se pronunciar. Eles disseram que houve falha humana e dos equipamentos da linha de produção. A máquina acionou o sistema de limpeza com o estoque reduzido, e um funcionário teria iniciado o sistema para envase novamente.
Por meio de nota oficial divulgada na época, a Unilever afirmou que o problema limitava-se às 96 unidades de Ades sabor maçã, embalagem com 1,5 litros produzidas em Pouso Alegre, e que desde o dia que descobriram nenhum produto fabricado na linha onde foi detectado o problema foi distribuído ao mercado.
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Como está a situação da Ades atualmente?
Vale lembrar que desde o período em que a Anvisa descobriu o problema, a Ades nunca mais se envolveu em nenhum tipo de polêmica envolvendo seus produtos. A Unilever se dispôs a atender todos os prejudicados com a contaminação do produto e pediu desculpas oficialmente. Atualmente, a Coca-Cola é dona da marca de suco.