BOMBA!
“Cancelados diariamente”: SPTrans baixa facão e promove bloqueio EM MASSA no Bilhete Único dos idosos 65+
30/08/2024 às 6h20
Idosos 65+ sofreram com ações de bloqueio em massa no Bilhete Único, promovidos pela SPTrans, após uma série de fraudes virem à tona na região de São Paulo
A maioria que transita em São Paulo sabe bem o quanto o Bilhete Único é importante para o uso do Metrô, os trens da CPTM e até mesmo os ônibus. Isso porque ele facilita o pagamento das passagens dos mesmos transportes, fazendo com que o cidadão economize não apenas tempo como dinheiro.
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Afinal de contas, o Bilhete Único garante que o passageiro consiga integrações entre um transporte e outro a preços mais baratos. Mas, um alerta importante foi levantado após alguns bloqueios serem promovidos pelo SP Trans, o que preocupou milhões de passageiros na região de SP.
Entre eles, temos o grupo de idosos 65+, que como muitos sabem, possuem gratuidades no transporte público e por conta disso acabam dando preferência ao mesmo para se locomover de um ponto a outro.
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Fraudes expostas
Segundo o portal G1, a quantidade de cartões cancelados por suspeita de fraude aumentou 23% nos 3 primeiros meses de 2024, em comparação com o mesmo período do último ano de 2023, conforme aponta um levantamento via Lei de Acesso à Informação.
E esses números se tornam ainda mais alarmantes, uma vez que o Bilhete Único corresponde a 95% da arrecadação de cerca de 7 milhões de viagens diárias em todo território paulistano.
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Só para ter uma vaga noção, cerca de 101.233 cartões “foram cancelados diariamente por recarga falsa de janeiro a março de 2024”. No mesmo período do ano passado, 82.412 bilhetes foram suspensos por fraude.
Vale dizer que desde o ano de 2021, os cartões sem identificação (como RG ou CPF) foram cancelados, fazendo com que a SPTrans passasse a adotar medidas mais rigorosas para a emissão do Bilhete Único.
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Entre elas está a exigência do preenchimento de um formulário com todos os dados pessoais do passageiro no site da SPTrans.
Casos especiais
É valido destacar também que os cartões do Bilhete Único Especial voltados às pessoas com deficiência e idosos, cujos quais tinham como validade o mês de março de 2020 e dezembro de 2022, deixaram de ser aceitos no sistema de transporte desde o dia 1º de abril de 2024.
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Isso porque na ocasião já havia ultrapassado o prazo estipulado de tolerância que a SPTrans no período da pandemia de Covid-19.
Até porque, durante o lockdown, não fazia sentido essa exigência, porém, com as rotinas retomadas, essa flexibilização perdeu o sentido. Sendo assim é totalmente obrigatório e indiscutível a renovação dos mesmos …
Para fazer isso, a SPTrans recomenda que esses mesmos passageiros antecipem seu pedido de renovação para que não fiquem sem o bilhete para realizar suas viagens. Cartões que estão vencidos e que ainda não foram renovados, não funcionam mais!
MAS ATENÇÃO! O prazo de entrega estimado é de cerca de 20 dias após a aprovação da solicitação, sendo assim, o quanto antes você conseguir renovar, melhor …
Alertas cravados
De acordo com a SPTrans, o benefício do idoso, bem como os demais que se enquadram na categoria especial, é de uso pessoal e intransferível, por isso é controlado e fiscalizado por ela. Porém quando há constatação de uso indevido por um de nossos agentes, o cartão é retido e depois destruído.
Em seguida, o autor do uso indevido recebe uma via do “Auto de Retenção” do cartão, contendo orientações sobre como proceder para reaver o benefício.
Em caso de bloqueio, esse pode ocorrer em virtude do uso abusivo e por terceiros, constatado por meio de auditoria no sistema, ou durante a análise das fotos coletadas pelas câmeras dos coletivos de “Biometria Facial”.
Aonde recorrer em caso de apreensão e bloqueio do cartão do idoso pela SPTrans?
Em ambos os casos, tanto de apreensão como de bloqueio, o benefício fica suspenso por 180 (cento e oitenta) dias. O idoso que passar por essa situação pode recorrer ao atendimento digital da SPTrans.
Caso não seja aceita a justificativa o benefício fica suspenso por um período de 6 (seis) meses em virtude de constatação de fraude. Após o cumprimento da sanção o titular deve contatar a Central 156 e confirmar o endereço.
A 2ª via é emitida automaticamente, e enviada pelo serviço de Correios ao endereço constante no cadastro do Idoso.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.