ALERTA GERAL!
Comunicado da SPTrans confirma o que está bloqueando em massa Bilhete Único de idosos 60+ em SP
26/11/2024 às 22h00
Atenção paulistas! Comunicado oficial da SPTrans traz verdade sobre bloqueio em massa do cartão queridinho de milhões; confira os detalhes
Aos que dependem de transporte público diariamente, ter um cartão como o Bilhete Único, que permite o acesso ao ônibus, metrô e outros meios de transporte, sem dúvida alguma é uma vantagem. Afinal, ele é útil para que o passageiro fique livre para fazer o embarque e desembarque na parada que desejar, sem ter a obrigatoriedade de passar por um terminal.
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Todavia, muitos idosos 60+ estão passando por um verdadeiro perrengue. Em suma, os mesmos estão sofrendo com o bloqueio em massa do cartão e já não sabem mais o que fazer. Dados do portal R7 de novembro de 2023, apontam que, a SPTrans cancela uma média de 77 bilhetes únicos de idosos por dia por conta de fraudes.
Assim, o time de especialistas em transporte público do TV FOCO, a partir de um comunicado oficial da SPTrans, traz à tona maiores detalhes a respeito da situação.
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Bloqueio em massa
Em suma, o portal oficial da empresa responsável pelo transporte coletivo de passageiros em São Paulo, expôs como proceder nos casos onde o Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa, acaba apreendido ou bloqueado.
De acordo com a SPTrans, o benefício crucial é de uso pessoal e intransferível, por isso acaba sendo controlado e fiscalizado pela empresa com muita cautela.
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“Quando há constatação de uso indevido por um de nossos agentes, o cartão é retido e depois destruído, e o autor do uso indevido recebe uma via do “Auto de Retenção” do cartão, contendo orientações sobre como proceder para reaver o benefício.”, relata o comunicado.
“No caso de bloqueio, esse pode ocorrer em virtude do uso abusivo e por terceiros, constatado por meio de auditoria no sistema, ou durante a análise das fotos coletadas pelas câmeras dos coletivos – “Biometria Facial””, diz ainda a empresa sobre o Bilhete Único de idosos.
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Consequências
Ademais, ainda sobre a apreensão ou suspensão, a empresa destaca que, o benefício fica suspenso por 180 (cento e oitenta) dias. Depois de cumprir a penalidade, a pessoa Idosa deve entrar em contato com a Central 156 e confirmar o endereço.
É importante que a Central 156 emita automaticamente a 2ª via e a envie pelo serviço de Correios para o endereço cadastrado.
Gratuidade
Ademais, é importante mencionar que, pessoas com 60 a 64 anos, gratificados com a gratuidade das viagens em transporte público de São Paulo. Para isso, basta estar com o benefício no Bilhete Único Comum que já possuem.
Considerações finais
- Uso Pessoal: O Bilhete Único da Pessoa Idosa é de uso exclusivo do titular, ou seja, o titular não pode passar o cartão para outra pessoa.
- Bloqueio por Fraude: O cartão pode ser bloqueado se existir o uso indevido, identificado por auditoria ou pelas câmeras nos ônibus;
- Procedimento Após Bloqueio: Se o cartão for bloqueado, o idoso recebe um documento com orientações e o benefício fica suspenso por 180 dias;
- Reativação: Depois desse período, o idoso deve confirmar seu endereço na Central 156 para receber a nova via do cartão em casa;
- Gratuidade: Idosos de 60 a 64 anos têm direito à gratuidade no transporte público, desde que usem o Bilhete Único Comum.
Como emitir o Bilhete Único?
Em suma, para emitir o Bilhete Único, todo o processo, inicialmente, é realizado de forma online, pelo site do SPTrans.
- Entre no site da SPTrans;
- Faça o seu cadastro ou acesse com o login e senha se já for usuário;
- Preencha o formulário de requerimento do Bilhete Único para novos usuários;
- Escolha o posto de atendimento mais próximo de você para emissão;
- Compareça ao local seguindo as instruções da SPTrans para a retirada do documento.
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Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]