Tudo sobre o comunicado da SPTrans, que crava o que está bloqueando o Bilhete Único em massa
O Bilhete Único, antes de mais nada, permite a utilização no metrô, trens metropolitanos e ônibus urbanos da cidade de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. Ou seja, em suma, o Bilhete Único é um cartão de crédito pré-pago para o transporte coletivo.
Você pode inserir o valor que desejar e ao embarcar em um ônibus ou van basta passar o cartão no validador que automaticamente a passagem será debitada e a catraca será liberada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, com direito a CPTM, Metrô de SP e +, o SPTrans acabou dando 2 alertas e confirmando o que está bloqueando o Bilhete Único em massa e é muito importante que todos que usam o serviço saibam de todos os detalhes.
Fraudes
De acordo com informações do portal Mobilidade, na entrada da Estação Lapa, da CPTM, é fácil ouvir gritos de “Recarga em dobro”, “Recarga por R$ 2,00” ou outros similares. Na verdade, diversas estações de trem e metrô de São Paulo se tornaram pontos em que pessoas vendem recargas ilegais no Bilhete Único, prometendo descontos nos créditos.
O fato é que essa prática pode render bloqueio do cartão de um usuário. Somente neste ano, 217.718 bilhetes foram cancelados, de acordo com a SPTrans. O número já se aproxima dos 290.573 cancelamentos de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A comercialização de créditos com desconto é ilegal. Ela representa fraude contra o sistema e o usuário”, afirma a SPTrans em seu site.
Bilhete único oficial
Em síntese, créditos oficiais do Bilhete Único estão disponíveis em aplicativos, sites e até mesmo por meio do WhatsApp. Assim, a SPTrans recomenda que, depois da recarga, o usuário “solicite o recibo da compra. Esse documento possui instrumentos de validação e os dados necessários para a consulta de autenticidade”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que pode bloquear o cartão do Bilhete Único?
De acordo com a SPTrans, o Bilhete pode ser bloqueado por uso indevido de terceiros. Em outras palavras, quando alguém que não é titular faz uso do cartão. Além disso, também pelas recargas ilegais. Então, todos precisam ficar cientes desses dois alertas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, caso o seu cartão esteja bloqueado, procure um posto de atendimento da SPTrans para identificar qual foi o motivo. Em alguns casos, pode ser necessário fazer um novo Bilhete e pagar uma taxa de emissão pelo serviço.
Como emitir o Bilhete Único?
Como foi dito acima, o Bilhete Único é um sistema de bilhetagem eletrônica que unifica em apenas um sistema, toda a bilhetagem dos meios de transportes, gerando assim benefícios aos seus usuários.
Para adquirir um BilheteÚnico o interessado deve preencher o cadastro diretamente em nosso site e se dirigir a um posto de atendimento para emissão do seu cartão, que vem estampado com nome completo, CPF e número do bilhete. Só é permitido adquirir um cartão por usuário.
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS A RESPEITO DO BILHETE ÚNICO.