ALERTA GERAL

Suspensão em massa: SPTrans passa o facão, promove cancelamento de Bilhete Único e atinge idosos 60+

06/07/2024 às 2h43

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Cartões do Bilhete Único foram cancelados por fraude (Foto Reprodução/ SPTrans)

Em ação promovida no ano passado, a instituição que administra o transporte público precisou cortar o cartão de uma lista de pessoas, após suspeita de fraude e uso indevido

No estado de São Paulo, os mais velhos têm uma série de benefícios garantidos pela lei, que incluem também a isenção na passagem de diversos municípios. Com o Bilhete Único da Pessoa Idosa, é possível usufruir do passe-livre no transporte público da maioria das cidades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na Região Metropolitana, Campo Limpo Paulista, Vargem Grande e Jundiaí, os cidadãos com mais de 60 anos de idade ficam livres do pagamento obrigatório, independente do horário do dia. Porém, em uma recente ação promovida, a SPTrans precisou mudar a dinâmica e atingiu uma longa lista de pessoas.

Entre janeiro e setembro do ano passado, segundo os dados da própria instituição, pelo menos 77 cartões especiais foram bloqueados por dia. Dentro do período, o sistema detectou diversas fraudes e uso indevido do Bilhete Único que, em teoria, deveria ser usado apenas pelo idoso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bilhete Único, SPTrans
Idosos têm direito à gratuidade no transporte público de São Paulo (Foto: Agência Brasil)

Em nota, a SPTrans revelou que o benefício vinha sendo utilizado por terceiros. Quando isso acontece, o dono perde o direito da gratuidade. Este ano, a ação continua valendo e, quem for o responsável, não deve repassar o cartão para ninguém, nem mesmo familiares ou outras pessoas mais velhas.

“O idoso com idade entre 60 e 64 anos tem direito à gratuidade ao apresentar o RG, ou outro documento oficial com foto, ao motorista ou cobrador ao desembarcar pela porta da frente do ônibus. A gratuidade poderá ser utilizada nos ônibus da SPTrans e trens do Metrô, CPTM e Via Mobilidade”, disse a empresa em um comunicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já para quem tem idade igual ou superior a 65 anos, o cartão pode ser solicitado pelo site ou em um dos postos presenciais, localizados nas subprefeituras, com prévio agendamento online. No caso do atendimento presencial, são necessários documentos pessoais com foto, como RG e CNH, que tenham data de emissão de até 10 anos, CPF, comprovante de residência recente, telefone para contato, foto com fundo branco e número de endereço atualizado.

SPTrans, Bilhete Único
Bilhete Único da Pessoa Idosa não deve ser utilizado por terceiros (Foto: Agência Brasil)

Qual o valor da passagem de ônibus de SP?

Desde o ano passado, a Prefeitura de São Paulo, hoje sob o comando de Ricardo Nunes, deixou o valor dos ônibus municipais, que atendem milhões de pessoas diariamente, fixado em R$ 4,40. Já no Metrô, a passagem subiu para R$ 5.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

🚨 LUTO! Cid Moreira rompeu com herdeiros + Filho de cantora troca namorada pela mãe dela + Roberto Carlos em gr4ve acusaç@o   

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bilhete Único
Destaque
SPTrans

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.