Bilhete Único pode ser cancelado por dois motivos simples
De fato, o Bilhete Único é fundamental na vida do brasileiro que deseja ter facilidade na hora do pagamento do transporte público, seja na CPTM, metrô ou em ônibus.
Porém, poucos sabem quais atitudes podem bloquear o Bilhete Único. Nesta segunda-feira, 23, iremos mostrar todos os detalhes do decreo da SPTrans, que traz dois alertas sobre a suspensão do cartão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Passagens mais baratas
De acordo com apurações do TV Foco e informações do portal Mobilidade, do Estadão, é comum se deparar com vendedores ilegais nas principais estações de metrô e terminais de ônibus em São Paulo.
Na entrada da Estação Lapa, da CPTM, é fácil ouvir gritos de “Recarga em dobro”, “Recarga por R$ 2,00” ou outras ofertas.
Porém, essas recargas são ilegais no Bilhete Único e podem causar o bloqueio do cartão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anúncio SPTrans
De acordo com a própria STrans, no ano de 2024, 217.718 bilhetes foram cancelados, enquanto em 2023 o número chegou a 290.573.
“A comercialização de créditos com desconto é ilegal. Ela representa fraude contra o sistema e o usuário”, diz a SPTrans em seu site.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “A partir do dia 1°”: Eduardo Paes crava FIM de serviço vital no metrô do RJ e substituto chega em 2025
● Abandono e estado deplorável: Fim de 3 estações do metrô de SP deixa paulistas sem chão
● Adeus, Bilhete Único do RJ: Bloqueio do benefício atinge 30M cariocas por 1 único motivo e atinge metrôs
Alertas
Além de ter o Bilhete Único bloqueado por conta da recarga ilegal, o cidadão não poderá receber a restituição do saldo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desse modo, caso o cidadão gaste dinheiro com uma recarga ilegal do Bilhete Único, o saldo pode ser inteiramente perdido quando a SPTrans detectar a fraude.
“O valor pago na compra de créditos irregulares não é registrado na SPTrans. Portanto, não há como devolvê-lo”, diz a empresa.
Investigações
A SPTrans ainda ressalta que colabora com investigações da polícia e busca desenvolver novos serviços para aumentar a segurança e impedir fraudes na recarga do Bilhete Único.
“A SPTrans informa que o combate à fraude no Bilhete Único e a modernização dos sistemas e ferramentas de segurança são uma política constante”, disse a empresa ao Mobilidade Estadão.
Além disso, a empresa ressalta que os usuários devem comprar os créditos do cartão em meios oficiais para evitarem golpes e que o cartão seja bloqueado.
Bloqueio
Além disso, a SPTrans traz um segundo alerta: o bloqueio do cartão pode ocorrer caso o titular empreste o Bilhete Único para terceiros.
Desse modo, o cartão é de uso pessoal e intransferível.
A identificação de uso indevido pode ocorrer através de câmeras de reconhecimento facial nas estações de trem, metrô, ônibus ou por agentes nesses locais.
Por fim, os passageiros que fizeram recargas com créditos não-oficiais “devem procurar um posto de atendimento e providenciar a troca do cartão”.
Já para o cartão bloqueado, o usuário deverá procurar um posto de atendimento da SPTrans e, caso necessário, pagar uma taxa para o novo cartão.
Onde comprar crédito do Bilhete Único?
Os créditos oficiais do Bilhete Único estão disponíveis em aplicativos, sites e até mesmo por meio do WhatsApp.
Considerações finais
Em suma, o bloqueio do cartão do pode ocorrer em dois casos. Veja:
- Recarregar o cartão em postos não oficiais;
- Terceiros utilizarem o cartão.
Veja mais notícias envolvendo o transporte público clicando aqui.