GRANDE MUDANÇA!

STF e Alexandre de Moraes acionados: Veredito do FGTS mais aguardado da história atinge milhões de CLTs

25/06/2024 às 20h43

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Alexandre de Moraes e STF são acionados - FGTS (Foto Reprodução:Montagem:Lennita:Tv Foco:Canva:Fellipe Sampaio:SCO:STF)

Decisão histórica realizada por Alexandre de Moraes e SFT, traz mudanças no FGTS que atinge em cheio os trabalhadores

O Supremo Tribunal Federal (STF) e o ministro Alexandre de Moraes estão no centro das atenções em um dos julgamentos mais esperados da história recente do Brasil. O veredito sobre a correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) promete impactar milhões de trabalhadores celetistas em todo o país.

A correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um tema complexo e em constante debate, com discussões acaloradas e batalhas jurídicas em curso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Homem segurando carteira com notas de cem reais, cartão do FGTS e Alexandre de Moraes (Fotos: Reproduções / Seu Crédito / Carlos Moura/SCO/STF)
Homem segurando carteira com notas de cem reais, cartão do FGTS e Alexandre de Moraes (Fotos: Reproduções / Seu Crédito / Carlos Moura/SCO/STF)

No momento, em 25 de junho de 2024, a correção das contas do FGTS segue a regra TR + 3%. Isso significa que o saldo da sua conta é atualizado mensalmente com base na Taxa de Referência (TR), um índice que reflete a inflação, acrescido de juros adicionais de 3%.

Segundo a CNN Brasil, no dia 12 abril de 2024, o STF decidiu que a correção das contas do FGTS deve garantir, no mínimo, a reposição da inflação. Ou seja, a correção deve compensar integralmente a perda do poder de compra causada pela inflação.

Continua após o Veja Também

Veja também

Mas um dos momentos de destaques durante esse julgamento foi a fala do ministro Alexandre de Moraes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trabalhador CLT - FGTS e STF (Foto: Reprodução, Montagem - Tv Foco)
Trabalhador CLT – FGTS e STF (Foto: Reprodução, Montagem – Tv Foco)

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, expressou durante o julgamento sobre a correção do FGTS que se sentiu reconfortado pelo clima socialista observado durante a deliberação dos votos.

De acordo com o Poder 360, ele comentou com o ministro Edson Fachin que, após muito tempo sendo chamado de “o único comunista da Corte”, agora se sentia confortado por este momento socialista no Supremo Tribunal Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fazer o dinheiro render

Durante a votação do ministro Flávio Dino, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Suprema Corte, Dino analisou a função social do FGTS e descreveu o fundo como tendo uma característica “bifrontal”. Ele argumentou que o FGTS é tanto uma poupança individual quanto um fundo de natureza pública e social.

Ministro Flávio Dino (Foto: Reprodução - G1)
Ministro Flávio Dino (Foto: Reprodução – G1)

O ministro Alexandre de Moraes concordou com Dino, destacando que o FGTS é um direito social garantido pelo artigo 7º da Constituição, mas não é estritamente patrimonial, possuindo uma dupla finalidade.

No julgamento, o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, votou a favor de que o rendimento do FGTS seja pelo menos igual ao da poupança, mas prevaleceu a divergência iniciada por Dino, que propôs a correção pelo índice do IPCA, beneficiando a União.

Quem tem direito ao FGTS?

O FGTS é destinado a trabalhadores regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e empregados domésticos.

Além disso, trabalhadores intermitentes e atletas profissionais também têm direito ao FGTS.

🚨 Eliana já supera Huck e Ana Maria + Davi DESMASCARADO + Detonada em novela, Jade Picon ganha nova chance   

alexandre de moraes
correção do FGTS
FGTS
FGTS 2024
flávio dino
poupança
stf
Wellington Silva

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, salários dos famosos, cantores, e como um bom noveleiro que sou, sobre as grandes novelas. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.