Audiências dos servicos de streamings superam televisão aberta e TV por assinatura
As plataformas de streaming estão com tudo! Com a Pandemia, iniciada em 2020, o isolamento social fez as pessoas assitirem mais televisão, e não necessariamente a popular e acessível TV aberta. Na verdade, o telespectador buscou novas fontes de entretenimento e conforto, no caso, as plataformas de streamings online. Com vastos catálogos de filmes, desenhos, séries e até novelas, o ano de 2020 a TV aberta sofreu com uma explosão de consumismo na área.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, o ano de 2021 teve uma pequena queda até nos serviços online, isso porque, muita gente saiu do isolamento social e voltou à rotina devido as três doses da vacina contra a Covid-19. Com mais liberdade, do ano de 2020 para 2021, o número de televisores sintonizados caiu bastante, mas mesmo assim, as plataformas de streamings no país, ainda dão mais audiência que a TV Paga, o SBT e a Record TV juntos! É alarmante para a clássica TV aberta se ver passar por essa atual situação de crise na audiência.
Segundos alguns números obtidos pelo site Notícias da TV, as plataformas de streamings tiveram um crescimento de 27% na faixa das 07h à meia-noite, conforme dados do PNT, o conhecido Painel Nacional de Televisão, que apresenta a audiência de até 15 regiões metropolitanas de destaque no Brasil. Em uma comparação de Janeiro a Novembro de 2020 com esse mesmo período em 2021, o crescimento foi de 5,9 para 7,5 pontos de audiência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Mãe de Marília Mendonça faz pedido ao público: “Só peço respeito”
A TV por assinatura teve uma queda 20% em sua audiência, de 6,6 em 2020 para 5,3 em 2021. Essa queda se justifica com os cancelamentos dos assinantes, ou seja, a diminuição de contratantes do serviço de televisão paga caiu bruscamente devido a facilidade que proporcionam os serviços de streamings que trazem o mesmo conteúdo sem comerciais e disponíveis a hora que você bem entender para assistir, ainda mais, sem se prender a horários e rotinas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já o SBT, que já foi vice-líder de audiência no país, está comendo muita poeria nos últimos anos. Atualmente, o popular canal da TV aberta teve uma queda de 5,2 para 4,4, ou seja, 15% menos audiência. A Record TV tem sido um grande destaque nestes dois anos de Pandemia, mesmo sofrendo também efeitos dos streamings, até então, se mantém estável diante de outros canais. A Record TV fechou com uma alta de 5,8 em 2021, para 5,9 em 2021, durante o mesmo período. Positivo, mas nem tanto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Neto tira Band do poço no Apito Final com rebaixamento do Corinthians e último suspiro: Audiências 08/09
● César Tralli anuncia saída do ar ao vivo, confirma substituto no JH e explode em último dia: Audiências 19/5
● Com Sabina sacando celular para Bocardi, BDSP afunda e Ana Paula explode em volta à Globo: Audiências 15/05
Na apuração desta medição do PNT, os dados de serviços de streaming são apontados como “conteúdo de TV/vídeo sem referência”, que incluem não somente as plataformas como Netflix, HBO Max, Prime Video, Globoplay, Disney+ e outros, mas também entram na medição o YouTube, videogames e/ou DVDs.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Globoplay, serviço de streaming da TV Globo, foi a melhor sacada da emissora carioca, até porque eles pegam uma larga fatia desta audiência em seus conteúdos online. Globo continua sendo Globo e líder de audiência no país. A Vênus Platinada registrou 14,4 pontos na média-dia de Janeiro a Novembro de 2021, um pouquinho menos do que o dobro do serviço digital. A diferença é alarmante, eram 9,5 pontos em 2020 e foi encurtada para 6,9 de média no mesmo período em 2021.
O SBT vem sendo fortemente afetado, foi de 6,6 em 2020 para 5,7 no mesmo período e 2021. Já a Record TV, devido ao grande sucesso da novela bíblica “Gênesis” foi a única das emissoras abertas que teve um crecimento significativo, de 7,1 em 2020 para 7,6 no mesmo peíodo em 2021, mas ainda assim, bem menor que o conteúdo digital.
Lembrando que celulares, tablets, qualquer tipo de aparelho móvel, não entram na contabilização do estudo, somente a clássica Televisão.
Faixa Nobre da TV
O horário nobre, a faixa das 18h à meia-noite na TV aberta, perderam grande parte de sua aidência para a Netflix, YouTube e outros serviços de streaming, por exemplo. Atualmente, é a ameaça do momento contra a clássica televisão brasileira. O consumo nesta faixa do horário nobre, no período de Janeiro a Novembro de 2020 em serviços online, tiveram um crescimentos de 7,4 pontos para 9,3 no mesmo período em 2021. Já a TV Globo caiu de 23,1 neste período em 2020 para 21,6 pontos em 2021. Enquanto isso, a TV por assinatura teve queda brusca de 9,0 em 20202 para 7,5 pontos em 2021 no mesmo perídodo.