A Anvisa está sempre em alerta a favor da população
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável pela fiscalização de produtos através do controle sanitário, pegou todos de surpresa com a proibição de 3 marcas famosas de tempero, sal e açúcar, que infelizmente, tiveram que ser retirados às pressas do Carrefour e outros mercados.
Isso porque os produtos barrados pelo órgão fiscalizador tinham substâncias que poderiam ser fatais e por isso, tanto Carrefour, quanto as demais redes de supermercados estariam proibidas de comercializar os produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Leite, chocolate e canela: A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas populares dos mercados por contaminação
Para quem não sabe, no dia 22 de outubro de 2014, a Anvisa proibiu a venda de um lote de açúcar cristal da marca Nevada porque em testes encontraram fezes e pelo de rato acima do limite de tolerância estabelecido.
Vale pontuar que a medida foi publicada por meio de resolução no Diário Oficial da União, e divulgado pelo G1, portal do Grupo Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, ficou proibida a distribuição e venda do lote MO5-LOT 0307 do açúcar cristal Nevada, com validade até o dia 7 março de 2016. Vale destacar que o produto é fabricado pela Mercavalle Mercantil Vale do Sol, da cidade de Contagem, em Minas Gerais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Fim do Aviso-Prévio: Lei trabalhista traz 1 única atitude que CANCELA benefício a CLTs
● Melhor que FIM da tarifa dinâmica: Uber confirma 12 alertas para salvar passageiros durante corridas em 2025
● Reajuste de 5,25%: Canetada antes de Haddad garante salário mínimo de R$1656 à lista de CLTs em 2025
Segundo informações da própria Anvisa, essas matérias estranhas, que no caso são fezes e pelo de rato, indicam risco à saúde humana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações divulgadas pelo site Empresas do Brasil, a famosa marca de açúcar, Nevada, segue ativa e funcionando normalmente, mas não tem informações sobre a produção do açúcar no site.
QUAIS FORAM AS OUTRAS 2 PROIBIÇÕES DA ANVISA?
De acordo com o próprio portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa informou a publicação da Resolução-RE sob Nº 4.215, de 3 de novembro de 2023.
O órgão proíbe a comercialização, distribuição, fabricação e uso, e determinou o recolhimento do lote nº 777.10 do produto Sal Rosa do Himalaia Moído e Iodado, marca Kodilar, fabricado pela empresa M W A Comércio de Produtos Alimentícios LTDA.
A medida foi motivada considerando o Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 28.1P.0/2023, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz – Laboratório Central do Estado de São Paulo, com resultado insatisfatório para o teor de iodo (abaixo do limite estabelecido).
Vale pontuar que após o ocorrido, a empresa regularizou a situação e atualmente o produto já está sendo comercializado normalmente em mercados do país, como Carrefour e outros.
Por fim, um dos temperos mais usados do país, a Pimenta-do-reino também foi proibida pela Anvisa e teve que ser retirada do Carrefour e outros mercados.
O órgão informou a publicação da Resolução-RE sob Nº504, de 07 de fevereiro de 2024, a qual suspende a comercialização, distribuição, propaganda e uso, e determinou o recolhimento do lote nº 0892308 do produto Pimenta-do-reino preta moída pura marca Fã, da empresa Junco Industria e Comércio LTDA.
“A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório nos ensaios de Pesquisa de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 2140.1P.0/2023, emitido por Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias)”, destacou a Anvisa em seu site oficial.
POR QUE A SUBSTÂNCIA É FATAL?
A Salmonella é uma bactéria que provoca intoxicação alimentar e em casos raros, pode causar graves infecções e até mesmo a morte.
Ela é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos. Dessa forma, qualquer alimento que venha desses animais ou que tenha entrado em contato com suas fezes podem ser consideradas vias de transmissão da Salmonella
Os sintomas são semelhantes a outros problemas gastrointestinais, como diarreia, vômitos, febre, cansaço, dor abdominal, perda de apetite, entre outros de acordo com informações do portal Gov.
As infecções mais graves acontecem em pessoas idosas e em crianças, devido à fragilidade do sistema imunológico, por isso essa substância fatal causa pânico.
Vale destacar que a Anvisa organiza as leis e determina as proibições, mas, quem faz a ação presencialmente no local do ocorrido é a Vigilância Sanitária ou a Polícia, dependendo dos casos mais graves que podem acontecer.