A Anvisa está sempre em alerta a favor da população
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), responsável pela fiscalização de produtos através do controle sanitário, pegou todos de surpresa com a proibição de 3 marcas famosas de tempero, sal e açúcar, que infelizmente, tiveram que ser retirados às pressas do Carrefour e outros mercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque os produtos barrados pelo órgão fiscalizador tinham substâncias que poderiam ser fatais e por isso, tanto Carrefour, quanto as demais redes de supermercados estariam proibidas de comercializar os produtos.
SAIBA MAIS! Leite, chocolate e canela: A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas populares dos mercados por contaminação
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, no dia 22 de outubro de 2014, a Anvisa proibiu a venda de um lote de açúcar cristal da marca Nevada porque em testes encontraram fezes e pelo de rato acima do limite de tolerância estabelecido.
Vale pontuar que a medida foi publicada por meio de resolução no Diário Oficial da União, e divulgado pelo G1, portal do Grupo Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, ficou proibida a distribuição e venda do lote MO5-LOT 0307 do açúcar cristal Nevada, com validade até o dia 7 março de 2016. Vale destacar que o produto é fabricado pela Mercavalle Mercantil Vale do Sol, da cidade de Contagem, em Minas Gerais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações da própria Anvisa, essas matérias estranhas, que no caso são fezes e pelo de rato, indicam risco à saúde humana.
Segundo informações divulgadas pelo site Empresas do Brasil, a famosa marca de açúcar, Nevada, segue ativa e funcionando normalmente, mas não tem informações sobre a produção do açúcar no site.
QUAIS FORAM AS OUTRAS 2 PROIBIÇÕES DA ANVISA?
De acordo com o próprio portal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa informou a publicação da Resolução-RE sob Nº 4.215, de 3 de novembro de 2023.
O órgão proíbe a comercialização, distribuição, fabricação e uso, e determinou o recolhimento do lote nº 777.10 do produto Sal Rosa do Himalaia Moído e Iodado, marca Kodilar, fabricado pela empresa M W A Comércio de Produtos Alimentícios LTDA.
A medida foi motivada considerando o Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 28.1P.0/2023, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz – Laboratório Central do Estado de São Paulo, com resultado insatisfatório para o teor de iodo (abaixo do limite estabelecido).
Vale pontuar que após o ocorrido, a empresa regularizou a situação e atualmente o produto já está sendo comercializado normalmente em mercados do país, como Carrefour e outros.
Por fim, um dos temperos mais usados do país, a Pimenta-do-reino também foi proibida pela Anvisa e teve que ser retirada do Carrefour e outros mercados.
O órgão informou a publicação da Resolução-RE sob Nº504, de 07 de fevereiro de 2024, a qual suspende a comercialização, distribuição, propaganda e uso, e determinou o recolhimento do lote nº 0892308 do produto Pimenta-do-reino preta moída pura marca Fã, da empresa Junco Industria e Comércio LTDA.
“A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório nos ensaios de Pesquisa de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 2140.1P.0/2023, emitido por Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias)”, destacou a Anvisa em seu site oficial.
POR QUE A SUBSTÂNCIA É FATAL?
A Salmonella é uma bactéria que provoca intoxicação alimentar e em casos raros, pode causar graves infecções e até mesmo a morte.
Ela é encontrada normalmente em animais como galinhas, porcos, répteis, anfíbios, vacas e até mesmo em animais domésticos, como cachorros e gatos. Dessa forma, qualquer alimento que venha desses animais ou que tenha entrado em contato com suas fezes podem ser consideradas vias de transmissão da Salmonella
Os sintomas são semelhantes a outros problemas gastrointestinais, como diarreia, vômitos, febre, cansaço, dor abdominal, perda de apetite, entre outros de acordo com informações do portal Gov.
As infecções mais graves acontecem em pessoas idosas e em crianças, devido à fragilidade do sistema imunológico, por isso essa substância fatal causa pânico.
Vale destacar que a Anvisa organiza as leis e determina as proibições, mas, quem faz a ação presencialmente no local do ocorrido é a Vigilância Sanitária ou a Polícia, dependendo dos casos mais graves que podem acontecer.