Um queridinho das donas de casa acabou recentemente barrado pela Anvisa devido à presença de substância indevida
No dia 05 de março deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) barrou e proibiu a comercialização de um produto queridinho amado das cozinhas das donas de casa. Sendo retirado às pressas das prateleiras dos mercados. A seguir, confira mais detalhes sobre esse assunto e sobre a motivação do órgão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Destacando que, a decisão da Anvisa de retirar o produto dos mercados frisa a gravidade e risco do problema e a necessidade de conscientização da marca e da população sobre os perigos associados ao seu uso. Sem mais delongas, estamos falando sobre a proibição de um lote de Canela em Pó da marca Kodilar, esse que a agência barrou deviso a constatação de uma substância perigosa.
Vale dizer que, a canela é uma especiaria aromática muito queridinha que possui diversos usos na cozinha, além de apresentar também diversos benefícios à saúde, tendo propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, fora que é uma delícia e incrementa diversas receitas. No entanto, a Anvisa precisou barrar o produto da marca Kodilar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lote e motivação
Segundo o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a comercialização do lote 386-26 da Canela em Pó, com validade até 05/10/2024, foi suspensa em todo o país. Devido à detecção da presença de pelos de roedor e fragmentos de insetos. Os dados expostos são do laudo de análise, da Fundação Ezequiel Dias, Laboratório Central de Minas Gerais.
Os resultados do laudo revelaram contagem preocupante no teste de detecção de materiais estranhos potencialmente prejudiciais à saúde humana, como pelos de roedores, além de identificar falhas nas Boas Práticas de fabricação, como a presença de fragmentos de insetos, no lote mencionado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Situação da marca e do produto
Vale destacar que, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa responsável a respeito do ocorrido. No entanto, o espaço continua em aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
Apesar da falta de pronunciamento da empresa, uma busca rápida pela marca na internet é possível encontrar o produto vendido normalmente. Isso porque foi barrado somente o lote citado, tendo a situação ocorrido de forma pontual. Sendo assim, apenas ele foi atingido pela determinação da Anvisa, e os demais produtos seguem sendo vendidos frisando o comprometimento da Kodilar em ofertar o melhor para os seus clientes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação e paralização do fígado: ANVISA emite decreto contra colágeno nº1 das mulheres
● Anvisa faz proibição contra 14 produtos de marca n°1 no Brasil e retira das lojas às pressas
● 170 quilos de pães no lixo e sujeira: Vigilância Sanitária interdita padaria nº1 por falta de higiene
Como fazer uma denúncia para a Anvisa?
A Anvisa oferece diversos canais para que você possa fazer uma denúncia:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Fale com a Ouvidoria:
- Telefone: 0800 642 9782 (ligação gratuita para todo o Brasil, disponível das 7h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira, exceto feriados).
- Site da Anvisa: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
- Formulário eletrônico: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
- Aplicativo “Anvisa Móvel”: disponível para Android e iOS.
- Presencialmente: na sede em Brasília, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
- Disque Saúde:
- Telefone: 136 (ligação gratuita para todo o Brasil).
- Funcionamento: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal:
- Procure o contato da Vigilância Sanitária do seu estado ou município.
- Site:
- Página “Denúncias”: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria
- Preencha o formulário online.
Informações importantes para realizar a denúncia:
- Dados do denunciante: nome completo, CPF, endereço, telefone e e-mail (opcional).
- Dados do denunciado: nome da empresa ou pessoa física, CNPJ ou CPF, endereço, telefone e e-mail (opcional).
- Descrição detalhada do problema: o que aconteceu, quando aconteceu, onde aconteceu, fotos ou vídeos (se houver).
- Produto ou serviço envolvido: nome do produto, marca, número de lote, data de validade, etc.