ALERTA!

Substância FATAL e pode estar na sua casa: Anvisa crava proibição de tempero e ordena retirada dos mercados

Anvisa proíbe tempero popular e retira das lojas (Foto: Reprodução/ Internet)

Anvisa proíbe tempero popular e retira das lojas (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O órgão determinou a proibição do tempero e mandou tirar de todos os mercados

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão responsável por garantir a qualidade e segurança de diversos produtos presentes no nosso dia-a-dia. Dessa vez, falaremos sobre a proibição de um tempero popular que pode estar na sua casa por conter uma substância fatal.

Segundo as informações do portal oficial da Vigilância Sanitária de Santa Catariana, o tempero que a agência cravou a proibição foi: a pimenta-do-reino preta moída pura da marca ‘Fã’. A determinação aconteceu através da publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 504, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2024, D.O.U. de 08/02/2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, a agência determinou a retirada urgente do tempero de todas os mercados devido a uma substância fatal presente no produto. O que acabou chocando muitas donas de casa por terem o tempero nos armários. Assim, confira a seguir qual é essa substância fatal que levou a medida da Anvisa.

Pimenta do reino da marca Fã foi barrada pela Anvisa (Foto: Reprodução/ Internet)

Segundo a Resolução, a Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição, propaganda e uso, e determinou o recolhimento urgente do lote nº 0892308 do produto Pimenta-do-reino preta moída pura marca Fã, da empresa Junco Industria e Comércio Ltda, CNPJ nº 66.312.653/0001-14.

Conforme o Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 2140.1P.0/2023, emitido por Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias), a medida foi motivada devido o resultado insatisfatório nos ensaios de Pesquisa de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli. Assim, a presença da substância foi o fator determinante para a proibição da Anvisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Pimenta-do-reino preta moída da marca fã teve o lote retirado (Reprodução: Internet)

Vale ressaltar que, apenas o lote citado foi afetado pela interferência da Anvisa, portanto, os demais produtos da marca podem ser comercializados sem problema algum, até mesmo esse produto, mas que pertence a outro lote.

Salmonella

A infecção por Salmonella (Salmonelose) acontece pela ingestão de alimentos crus ou mal cozidos contaminados com fezes de animais com a presença da bactéria. De acordo com informações da CNN Brasil, a Salmonella causa intoxicação alimentar e, em casos raros, pode provocar infecções graves e levar à morte, podendo ser uma substância fatal nos alimentos.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alguns sinais e sintomas da infecção por salmmonella são:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Escherichia coli

Já a Escherichia coli também é uma bactéria, mas que traz sintomas diferentes. Nesse caso, as mulheres são as principais atingidas, já que a bactéria é causadora do trato urinário, ou seja, uma infecção urinária que geralmente afeta mais as mulheres.

Situação HOJE (11/04)

Vale destacar que, até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da marca mencionada, lembrando que o espaço permanece em aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.

Anvisa (Foto: Reprodução/ Marcelo Camargo)

Quando a Anvisa foi fundada?

Tido como um dos principais órgãos quando o assunto se trata de qualidade de produtos e serviços, a Anvisa foi fundada no dia (26) de janeiro de 1999, e se tornou a principal responsável por fazer o monitoramento dos produtos que serão comercializados nos mercados e farmácias.

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile