Anvisa proíbe 2 marcas de salgadinhos que você com certeza adora
Em uma medida que pegou muitos consumidores de surpresa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) decretou a retirada imediata de duas marcas muito populares de salgadinhos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As ações, que incluíam a retirada das prateleiras, foram motivadas por inconsistências na rotulagem quanto a algumas substâncias, que poderiam causar um risco fatal para alguns grupos de pessoas.
Por conta disso, o órgão regulador anunciou a retirada de uma marca de amendoim e de um salgadinho com queijo no dia 5 de dezembro e 16 de maio de 2023, respectivamente. Veja mais detalhes!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais produtos foram retirados do mercado?
No dia 16 de maio de 2023, o foco foi no Salgadinho de Milho com Queijo Popcorners White Cheddar, da empresa Pepsico.
Os lotes afetados foram os 5756062 e 5756104. A ausência de advertências em português sobre a presença de alergênicos como derivados do leite e lactose motivou a decisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este descuido na rotulagem é especialmente perigoso para pessoas com alergia a leite ou intolerância à lactose, podendo causar reações graves e até fatais.
Em outra medida, tomada em 5 de dezembro de 2023, a ANVISA proibiu a comercialização e ordenou o recolhimento de todos os lotes do Amendoim Japonês da marca Canaã.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Neste caso, a ausência de advertências quanto à presença de trigo e soja no rótulo foi o motivo principal. Para aqueles com alergia a trigo ou soja, a falta dessa informação crucial também poderia ser um risco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
VALE DESTACAR QUE NÃO foi encontrada nenhuma declaração pública da empresa a respeito das ações ou informações atualizadas, lembrando que o espaço permanece aberto para qualquer manifestação do lado.
Após a notificação, as empresas realizam as alterações necessárias para seguir o padrão da Anvisa para assim, voltar as prateleiras do mercado.
Onde a Anvisa atua?
A ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, atua em todo o território brasileiro, regulando e fiscalizando produtos e serviços que possam afetar a saúde da população.
Suas áreas de atuação incluem alimentos, medicamentos, cosméticos, saneantes, produtos para saúde, sangue e hemoderivados, tabaco e agroquímicos.
A agência também monitora portos, aeroportos e fronteiras, garantindo a segurança sanitária em operações de comércio internacional.
Além disso, a ANVISA estabelece normas e regulamentos, realiza inspeções e aprova registros de produtos, assegurando que atendam aos padrões de qualidade e segurança exigidos.