CONFIRA
Substância fatal e alerta: Anvisa faz proibição contra carne popular às pressas e ordena retirada dos mercados
22/03/2024 às 17h00
Anvisa proíbe venda e consumo de carne popular por conta de substância fatal acima do permitido
Na tarde desta sexta-feira (22), o TV Foco relembra e traz mais informações sobre uma proibição da Anvisa contra carne popular às pressas com ordem de retirada dos mercados por conta de sua substância fatal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações divulgadas pelo site ‘Vigilância Sanitária SC’, a ANVISA publicou no dia 15 de fevereiro de 2024 a resolução que suspende a comercialização, distribuição e uso do lote (13012024) do produto ‘Carne Congelada de bovino sem osso’, da marca Cedro Alimentos, da empresa C M de Oliveira Ltda.
MOTIVO DA PROIBIÇÃO DA ANVISA
Ainda segundo informações do mesmo site, a empresa foi motivada considerando um comunicado de recolhimento voluntário recebido da própria empresa por conta da detecção de Escherichia coli e aeróbios mesófilos acima do permitido na legislação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar, para quem não sabe, que segundo informações do site ‘Manual MSD’, essa bactéria é a aeróbia comensais que produzem toxinas que causam diarreia. Além disso, todas as cepas produzem infecções graves quando invadem tecidos estéreis.
E no caso, o diagnóstico é feito por meio de técnicas padrão, como exame de sangue e das próprias fezes. O tratamento é feito com antibióticos, mas esse tratamento não é indicado para infecções entero-hemorrágicas que são bem perigosas à saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL O PAPEL DA ANVISA?
Para quem não sabe, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), foi criada pela Lei n° 9.782, em janeiro de 1999, e atualmente tem sede no Distrito Federal e está presente em todo o território nacional por meio das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados, segundo informações do site do próprio governo
Além disso, o grande objetivo dela é promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Risco grave: ANVISA emite decreto contra produto nº1 das donas de casa e retira dos supermercados
Autor(a):
Sophia Gonçalves Villanueva
Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: [email protected]