A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma das principais autarquias do Governo Federal. Ela é responsável por garantir a qualidade e segurança de diversos produtos presentes no nosso cotidiano. Dessa vez, falaremos sobre a proibição de um tempero popular devido à substância fatal.
A agência determinou a retirada urgente do tempero de todas as lojas devido a uma substância fatal presente no produto. Segundo a Vigilância Sanitária de Santa Catariana, o tempero proibido foi a pimenta-do-reino preta moída pura da marca ‘Fã’. A determinação aconteceu através da publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 504, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2024, D.O.U. de 08/02/2024,
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a Resolução, a Anvisa suspendeu a comercialização, distribuição, propaganda e uso, e determinou o recolhimento urgente do lote nº 0892308 do produto Pimenta-do-reino preta moída pura marca Fã, da empresa Junco Industria e Comércio Ltda, CNPJ nº 66.312.653/0001-14.
Conforme o Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 2140.1P.0/2023, emitido por Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias), a medida foi motivada devido o resultado insatisfatório nos ensaios de Pesquisa de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli. A presença da substância foi o fator determinante para a proibição da Anvisa.
A Salmonella
Conforme o portal ‘Gov.br’, a Salmonella pode causar dois tipos de doença: salmonelose não tifóide e febre tifoide. Os sintomas da salmonelose não tifóide podem ser desagradáveis, mas a doença é geralmente autolimitada entre pessoas saudáveis (embora possa levar à morte em alguns casos), ou seja, possui baixa gravidade e passa em pouco tempo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já a febre tifoide é mais grave e tem uma taxa de mortalidade maior que a salmonelose não tifoide. Os sintomas da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide) podem surgir entre 6 e 72 horas após o consumo do alimento contaminado. Alguns desses sinais e sintomas são:
- Diarreia;
- Vômitos;
- Febre moderada;
- Dor abdominal;
- Mal-estar geral;
- Cansaço;
- Perda de apetite;
- Calafrios.
Qual a função da Anvisa?
Segundo o portal ‘Gov.br’, a Anvisa Tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
Inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE