URGENTE!

Substância fatal: ANVISA proíbe tempero queridinho das donas de casa e ordena retirada às pressas de lojas

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Anvisa determina proibição de tempero culinário - (Foto: Reprodução / Internet)

Consumidores em choque após proibição da Agência com tempero de cozinha famoso

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) visa a proteção dos consumidores em situações ou alimentos que possam por em risco a saúde do ser humano. Portanto, sua maior função é averiguar e assegurar que o produtos cheguem de forma correta até os clientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, dessa vez, o órgão decidiu proibir um tempero bastante conhecido por todos. Conforme informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, o produto em questão trata-se da pimenta-do-reino preta moída pura da marca Fã. É importante destacar que a determinação da Anvisa aconteceu através da publicação da RESOLUÇÃO-RE Nº 504, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2024, D.O.U. de 08/02/2024.

Vale frisar que a pimenta do reino é um produto bastante consumido na mesa dos indivíduos. Pois, com o uso do ‘pozinho’, as refeições passam a ter um sabor mais modesto e delicioso, o que faz qualquer prato ficar irresistível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, em 8 de fevereiro de 2024, a Anvisa barrou a comercialização, distribuição, propaganda e uso, e determinou o recolhimento do lote nº 0892308 do produto Pimenta-do-reino preta moída pura marca Fã, da empresa Junco Industria e Comércio Ltda, CNPJ nº 66.312.653/0001-14.

Pimenta-do-reino preta moída pura marca Fã – (Foto: Reprodução / Internet)

Através de uma explicação da Agência, a decisão foi tomada devido o resultado insatisfatório nos ensaios de Pesquisa de Salmonella spp. e Contagem de Escherichia coli, conforme Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 2140.1P.0/2023, emitido por Laboratório Central de Minas Gerais (Fundação Ezequiel Dias). Com a presença da substância, a medida foi decretada como proibida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Risco da Salmonella

A Salmonella pode influenciar dois tipo de doenças, a salmonelose não tifóide e febre tifoide, conforme o portal ‘Gov.br’.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os sinais da infecção por Salmonella (salmonelose não tifoide) podem surgir entre 6 e 72 horas após o consumo do alimento contaminado. Veja logo a seguir os sintomas:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa fez importante proibição contra marca de temperos (Foto: Reprodução/ Internet)

Pronunciamento da empresa

Não foram encontrados nenhuma nota ou comunicado que apresente o posicionamento da empresa da marca Fã. Todavia, vale frisar que caso os responsáveis ou representantes da companhia desejem apresentar alguma resolução ou explicação, o TV FOCO estará em aberto para ouvir e consequentemente, fazer alterações na matéria apresentada.

Situação da marca hoje

A Fã segue ativa no mercado nacional, comercializando e fabricando seu produtos, de forma consciente e paralela as diretrizes estabelecidas pela Anvisa, afim de priorizar o bem estar dos consumidores o desempenho da empresa.

O que a Anvisa fiscaliza?

Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.

Anvisa fiscaliza todos os estabelecimentos do Brasil (Reprodução: Internet)

Autor(a):

Me chamo Taís Araújo. Sou estudante de Engenharia Produção Civil (IFCE). Passei a integrar a equipe do TV Foco em 2023, mas sempre tive uma paixão especial pelos bastidores da TV e notícias das celebridades. Estou sempre antenada nas redes sociais. Escrevo atualmente no site sobre os mais diferentes assuntos, como futebol, famosos e curiosidades no geral. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile