Associação nos Estados Unidos encontra substância perigosa em lanches do McDonald’s e Burger King
No dia 16 de abril deste ano, uma notícia envolvendo queridinhos do McDonald’s e do Burger King pegaram o público de surpresa. Isso porque, foram encontradas substâncias perigosas a saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta quina-feira, 25, iremos mostrar os detalhes da descoberta da Consumer Reports nos lanches das redes de fast-food.
A rivalidade entre as duas é clara, enquanto alguns preferem o BK, outros gostam mais do MC, e tem aquela parcela que se delicia em ambos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, a verdade é um só, milhares de pessoas consomem os lanches, batatinhas ou até o nuggets, do McDonald’s e do Burger King, diariamente.
Desse modo, é de extrema importância saber o que está comendo. Fato que fez a Consumer Reports, uma associação de defesa do consumidor nos Estados Unidos, realizar uma pesquisa sobre os alimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal CBS News, a associação encontrou a presença “generalizada” de plásticos em diversos alimentos comercializados nos Estados Unidos.
Inclusive, em redes de fast-food como McDonald’s e Burger King. Mas, não há estudos sobre as unidades no Brasil.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Globo confirma hoje (16) anúncio da Uber com exclusão de milhares de carros em 2025, inclusive o HB20
● Rasteira em Viola, Berta apunhalada e maldade contra Fátima: 3 reviravoltas chegam voando em Mania de Você
● Gerson e dupla de Arrascaeta: Sampaoli quer arrancar 2 estrelas do Flamengo pra desespero de Landim
A associação disse que 84 dos 85 alimentos de supermercado e fast-food testados recentemente continham “plastificantes” conhecidos como ftalatos, um produto químico usado para tornar o plástico mais durável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em muitos produtos, os níveis de ftalatos foram considerados elevados. A substância acima do permitido pode causar danos aos consumidores.
A associação ressaltou que os níveis de ftalatos não dependiam do tipo de embalagem ou tipo específico de alimento.
Os níveis elevados de ftalatos foram encontrados em hambúrgueres, nuggets e batatas fritas – ou em suas embalagens – das redes Wendy’s, Burger King e McDonald’s.
O Whopper com queijo do Burger King tinha mais de 20.000 nanogramas da substância.
No entanto, a associação afirmou que nenhum dos níveis de ftalato não excedeu os limites estabelecidos pelas agências reguladoras dos Estados Unidos e da Europa.
RISCOS
A pesquisa também mostrou que 79% das amostras de alimentos continham bisfenol A (BPA), um produto químico derivado do plástico, e outros bisfenóis.
De acordo com nossa especialista do TV Foco, Lennita Lee, as substâncias acima do permitido podem causar problemas a saúde.
Por exemplo, os ftalatos e bisfenois são produtos químicos derivados do plástico que podem afetar a saúde humana.
As substâncias acima do permitido podem interferir na produção e regulação de hormônios como o estrogênio, segundo o portal CBS News.
A interferência na produção e regulação de hormônios pode causar riscos aos problemas de saúde, como:
- Defeitos congênitos;
- Câncer, que pode levar a morte;
- Diabetes;
- Infertilidade;
- Parto prematuro;
- Problemas de desenvolvimento neurológico;
- Obesidade.
Por fim, a associação ressaltou a importância de não consumir com frequência os produtos para não aumentar as chances de riscos.
QUANTAS UNIDADES O MCDONALD’S TEM NO BRASIL?
Como havíamos mencionado, o McDonald’s tornou-se uma das maiores redes de fast-food no país. Mas, poucos sabem quantas unidades estão presentes no país.
Segundo o site oficial da marca, no Brasil são cerca de 1.020 restaurantes, mais de 75 McCafés e 2.010 desert centers, empregando mais de 50 mil pessoas.