Saiba tudo sobre a mudança que atinge gigantes como Nubank, Itaú e mais
E uma super mudança em um serviço bancário amado entre os brasileiros, pegam muita gente de surpresa, inclusive, por poder ser considerado o substituto crucial do PIX.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, neste domingo (10), vocês saberão que a nova lei cai com bomba pra todos os bancos com mudança no Itáu, Nubank e mais. Vamos lá?
Bom, de acordo com informações do portal Folha de São Paulo, o famoso boleto bancário ganhará mais agilidade em seu processamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fato é que as informações dão conta de que, já em vigor no próximo dia 15 de março, parte da liquidação interbancária da cobrança do documento será feita no mesmo dia do pagamento, prazo conhecido como D+0.
Assim, as informações dão conta ainda de que outra parte continuará com sua liquidação ocorrendo no prazo D+1 (em um dia útil).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, tendo sido prevista para entrar em vigor em janeiro, essa mudança foi adiada para março. A ideia é que, no futuro, o boleto também possa ser editável.
Sobre os detalhes, a mudança englobará 136 bancos, incluindo gigantes como Itaú, Nubank e mais e será mandatória.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, com a alteração, se o cliente pagar o boleto até as 16h30, o cobrador poderá receber o dinheiro no mesmo dia, dependendo do contrato que ele tenha com a sua instituição financeira. Se o pagamento for feito após às 16h30, a liquidação ocorrerá no dia seguinte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A mudança trará mais agilidade para o cobrador, e irá beneficiar muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, avalia Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.
O que aconteceu com o PIX?
“No início desta mudança, a estimativa é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seriam no prazo D+1. Assim que a modernização estiver implantada, funcionando sem nenhuma ocorrência técnica, a ideia é iniciar os estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0”, diz Faria.
Por fim, vale ressaltar ainda que, tal exigência acabou entrando em vigor, também, devido ao PIX, já que tudo é pago instantaneamente.
Assim, para muitos, o boleto sendo creditado no mesmo dia útil, irá servir até como uma substituição para o Pix, caso o cliente deseje ou nova forma de pagamento.