No JN, da Globo, Ana Luiza Guimarães crava pesadelo do INSS que abala 500M idosos 60+
Na edição do Jornal Nacional do último dia 15/11/2024, Ana Luiza Guimarães, substituta de Renata Vasconcellos, acabou paralisando o jornalístico com um verdadeiro pesadelo do INSS que abala 500M idosos 60+.
Na ocasião foi repercutido sobre o BPC, que corresponde à garantia de um salário mínimo, devido à pessoa portadora de deficiência, independente da idade, e ao idoso com 67 (sessenta e sete) anos ou mais, que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família.
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É importante deixar claro que o BPC não é uma aposentadoria e sim um benefício concedido pelo INSS.
Assim, no JN acabou sendo noticiado que conseguir o Benefício de Prestação Continuada tem sido um desafio para uma parte dos brasileiros. Assim, o Jornal Nacional mostrou o drama de um senhor de 76 anos que passava por essa situação. O João atrasou o aluguel e depende de doações para comer.
Detalhes
Tudo começou quando ele não conseguiu receber o salário mínimo do BPC – Benefício de Prestação Continuada. É a única renda deste pedreiro, que nunca trabalhou com registro.
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Segundo o JN, o INSS afirma que avisou, por mensagem ou ligação, mais de 500 mil pessoas que precisavam se inscrever no Cadastro Único do Governo Federal para não ficar sem o benefício.
Contudo, o seu João não tem telefone. Não sabe ler nem escrever. Solteiro e sem filhos, o seu João contou com a ajuda do vizinho Leilson. Assim, eles ficaram duas horas esperando, até que os funcionários acabaram descobrindo que o seu João tinha sido encaminhado pelo INSS para o CRAS errado.
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Na reportagem do JN, o especialista em gestão e políticas públicas da Fundação Getúlio Vargas concorda, principalmente porque o BPC é pago para pessoas vulneráveis.
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Depoimento
“Precisaria ter alguém treinado para entender todo o processo de uso do Benefício de Prestação Continuada, de acesso ao benefício. Não dá para você abandonar essas pessoas. Essas pessoas cresceram sem tecnologia, viveram sem tecnologia e não vai ser agora que elas vão passar a dominar recurso tecnológico. É uma questão de civilidade, é uma questão de cidadania, inclusive,” explica o especialista.
Por fim, é informado que o Ministério do Desenvolvimento Social declarou que os beneficiários fora do CadÚnico foram notificados por diversos meios, como o extrato bancário, a Central 135, a plataforma Meu INSS e mensagens de celular.
Assim, segundo o ministério, quem estiver com o benefício bloqueado pode atualizar o cadastro no CRAS perto de casa.
Como solicitar o BPC?
O requerimento do BPC é realizado nos canais de atendimento do INSS – pelo telefone 135 (ligação gratuita de telefone fixo) ou pelo site ou aplicativo de celular “Meu INSS”. E também nas Agências da Previdência Social (APS).
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