FIQUE ATENTO
Tchau, Real: Nova moeda entra em vigor a milhares de brasileiros e Banco Central está ciente
09/10/2024 às 0h41
Atropelando outros governos, cidade mineira adotou a própria moeda e segue novas estratégia para movimentar dinheiro; BC aprovou mudança, mas também tem planos em andamento
Em 1994, o Real substituiu oficialmente o Cruzeiro no Brasil. Esse, claro, foi um importante passo para a economia nacional, que segue com as cédulas até hoje.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, em abril deste ano, um município lançou outro meio de circulação entre os moradores locais e adotou novas mudanças, recebendo a aprovação do Banco Central, que tem como função administrar as funções bancárias no país.
Segundo a Valor Econômico, o Resplendor, no Vale do Rio Doce, do Leste de Minas Gerais, foi o primeiro a criar sua própria moeda: a Ubérrima. Ela já está em circulação e funciona exclusivamente entre os residentes cidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, para que servem as Ubérrimas?
Essa moeda, na verdade, é complementar ao Real e vem sendo fiscalizada pelo Conselho Monetário Municipal. Para cada unidade da nova moeda, a prefeitura guarda o valor correspondente no modelo já tradicional em um fundo público.
De acordo com a publicação, há cerca de 70 mil cédulas de Ubérrimas impressas nas notas de 1, 2, 5, 10 e 20, valendo a mesma coisa. O câmbio é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico ou em um dos comércios conveniados pela prefeitura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, os órgãos públicos envolvidos anunciaram que a iniciativa faz parte de um plano de mecanismos para reter a riqueza do município, aumentando as transações comerciais no território. Agora, a circulação deve ganhar ainda mais força entre os cidadãos mineiros.
“Foi desenvolvida com objetivo de fortalecer a economia local, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Resplendor e o Sebrae. Esta cédula possui validade apenas no território da cidade”, explicou um dos representantes.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei histórica do cartão de crédito, sancionada por Lula, salva milhares de trabalhadores em 2024
● Cartão de crédito com os dias contados: Presidente do Banco Central revela o futuro dos pagamentos em 2025
● 644 clientes afetados: Falha imperdoável em PIX da CAIXA obriga BC a emitir comunicado:
Conclusão
Contudo, no restante do Brasil, existem projetos para implantar o Drex, a moeda digital guardada exclusivamente em uma carteira no celular. Com mais de 200 milhões de transações via PIX que vêm sendo feitas diariamente, a ideia do Banco Central é criar uma plataforma nacional online.
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]