ATENÇÂO!
“Aprovou”: Substituto de Bonner para JN e crava aumento que atinge em cheio os aposentados do INSS em 2025
03/04/2025 às 22h45

Substituto de Bonner no Jornal Nacional antecipa mudança no INSS e impacta diretamente aposentados em 2025
Todos que estavam ligados no Jornal Nacional no dia 25 de março desse ano, foram pegos de surpresa com substituto de Bonner na bancada, comentando sobre novidade do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Conselho Nacional da Previdência Social aprova aumento da taxa máxima de juros cobrada em consignados de aposentados”, noticiou o jornalista.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em previdência e das informações do Jornal Nacional, detalha agora as mudanças do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Empréstimo consignado do INSS
O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) decidiu, em 25 de março de 2025, aumentar o teto da taxa de juros para empréstimos consignados destinados a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Agora, a taxa máxima passou de 1,80% para 1,85% ao mês.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus só R$1.518: INSS confirma liberação mais aguardada e atinge em cheio lista de idosos nesta quinta (10)
● Além do 13º salário: Veredito de revisão mais aguardada da história do INSS chega aos 60+ em 2025
● Tchau, só R$ 1.518 da aposentadoria: INSS libera até 2 benefícios por CPF para salvar aposentados 60+
A decisão levou em consideração os dois últimos aumentos da taxa básica de juros, a Selic, pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
Contudo, o CNPS avaliou que o ajuste era necessário para alinhar as taxas de empréstimos consignados às condições econômicas atuais.
Motivação
Representantes das instituições financeiras, como a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), propuseram elevar o teto para 1,99% ao mês, argumentando que o aumento da Selic elevou os custos de captação dos bancos.
No entanto, o CNPS optou por um reajuste mais moderado, fixando a taxa em 1,85% ao mês.
Carlos Lupi
O ministro da Previdência, Carlos Lupi, manifestou-se contrário ao aumento dos juros, preocupado com o impacto nos aposentados e pensionistas.

Porém, a proposta final de 1,85% ao mês foi apresentada pelo representante da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e aceita pelo colegiado.
Além disso, pra as operações de cartão de crédito consignado, o teto da taxa de juros foi mantido em 2,46% ao mês, sem alterações.
Contudo, os aposentados e pensionistas podem sentir diretamente os impactos do aumento no teto da taxa de juros, pois esse público utiliza amplamente essa modalidade de crédito.
No entanto, a decisão reflete a preocupação em equilibrar a sustentabilidade econômica das instituições financeiras com a proteção dos beneficiários do INSS.
Como pedir empréstimo consignado do INSS?
Para solicitar um empréstimo consignado do INSS, siga os passos abaixo:
- Desbloqueie seu benefício para empréstimos: Acesse o Meu INSS, faça login e procure por “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo”. Em seguida, siga as instruções para desbloquear.
- Escolha uma instituição financeira: Pesquise e selecione um banco autorizado que ofereça condições adequadas.
- Contrate o empréstimo: Entre em contato com o banco escolhido, forneça a documentação necessária e formalize o contrato.

Contudo, lembre-se de que o desbloqueio é necessário para permitir a contratação do empréstimo.
CONCLUSÃO
Por fim, o CNPS ajustou o teto da taxa de juros do empréstimo consignado do INSS para 1,85% ao mês, considerando os recentes aumentos da Selic. Além disso, buscando equilibrar os interesses das instituições financeiras e dos beneficiários.
Porém, a manutenção da taxa do cartão de crédito consignado em 2,46% ao mês demonstra uma tentativa de preservar condições favoráveis para os aposentados e pensionistas.
Veja também matéria especial sobre: Lula já sabe: Liberação mais aguardada do INSS acaba de ser confirmada com 10 presentões aos 60+ em abril.
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu