Heraldo Pereira, que atualmente substitui William Bonner no “Jornal Nacional”, deu notícia sobre pensionistas do INSS
Substituto de William Bonner no “Jornal Nacional”, da TV Globo, Heraldo Pereira deu uma importante notícia aos brasileiros que recebem pensão do INSS, na última segunda-feira (26). O jornalista atualizou pensionistas sobre as novas condições do cálculo que define o valor do benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Por oito votos a dois o Supremo Tribunal Federal decidiu que é constitucional o cálculo da pensão por morte definido na reforma da Previdência de 2019. Pela regra, o valor é de 50% da aposentadoria recebida pelo segurado, e mais 10% por dependente, até o limite de 100%. A regra vale para os segurados do INSS e para servidores públicos federais”, afirmou.
O âncora continuou: “O relator, o ministro Luiz Roberto Barroso, afirmou que a pensão por morte não serve para manter o padrão de vida, mas para os dependentes se reorganizarem financeiramente”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A redução desse valor é considerável. Agora estabelecido em 60%, antes, esse valor estava em 100%. Isso significa que aqueles que tiverem direito à pensão de 2019 em diante receberão um benefício menor do que os que adquiriram o benefício antes da reforma.
QUEM SÃO OS DEPENDENTES
De acordo com o Valor Econômico, os dependentes são os cônjuges, filhos menores de 21 anos ou inválidos, pais que dependiam economicamente dos filhos e irmãos menores de 21 anos e não emancipados, que também dependiam da situação financeira do falecido. Se uma das pessoas dependentes morrer, o valor também diminui e é feito um recálculo entre os integrantes.
Antes, de houvesse morte, o valor continuava igual em 100%, mas a família deveria dividir esse valor entre todos os dependentes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE