Benefício de R$600 do Bolsa Família é cancelado para 1,7 milhão de beneficiários e substituto de Bonner confirma revisão no CadÚnico durante o Jornal Nacional
Milhões de beneficiários do Bolsa Família têm seus benefícios cancelados após revisão do governo federal e da ministra do planejamento, Simone Tebet, e âncora substituto de William Bonner confirma o fim dos R$600 para grupo de pessoas no Jornal Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Depois de um pente-fino nos cadastros do Bola Família, o governo identificou irregularidades ou duplicidades e excluiu os registros de 1,7 milhão de famílias unipessoais, aquelas formadas por uma única pessoa”, informou Heraldo Pereira durante o telejornal que foi ao ar em fevereiro.
Portanto, segundo informações do telejornal, a revisão do CadÚnico retirou 1,7 milhão de famílias unipessoais. Nesses casos, essas pessoas recebiam o benefício de forma irregular ou integravam um núcleo familiar maior do que constava em seu cadastro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A revisão começou em março de 2024, quando o governo verificou que o número de famílias unipessoais tinha tido um crescimento fora do padrão de 2020 a 2022. A revisão cruzou dados do CadÚnico com outras bases do governo.
Pelas regras, o beneficiário unipessoal não pode ter o mesmo endereço de outras pessoas, mesmo de parentes. Em janeiro, o Bolsa Família fez o pagamento para 21 milhões de beneficiários em todo o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Social, o número de registro de família composta por apenas um integrante saltou de 1,84 milhão, em dezembro de 2018, para 5,88 milhões em 2022.
Desse modo, a meta para este ano é alcançar ao menos 4,7 milhões de registros, dos quais 1,7 milhão de beneficiários do Bolsa Família.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Martelo batido hoje (13): STF baixa ordem severa com NOVA LEI no Bolsa Família a partir de janeiro de 2025
● Nova lei do Bolsa Família garante saque EXTRA pra salvar beneficiários em novembro em apenas 3 passos
● Calendário divulgado: Caixa antecipa duas parcelas do Bolsa Família antes do Natal mais 6 EXTRAS
O ministério afirma que o objetivo final do governo não é o de cortar os beneficiários e sim manter as informações da forma mais correta na base de informações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O governo considera este um dado relevante para atestar que o objetivo final da revisão não é cortar benefícios, mas sim manter informações fidedignas em uma base que serve de referência para mais de 30 políticas sociais no Brasil.
Outro dado usado para sustentar esse argumento é o número de pessoas beneficiárias, que contabiliza todos os integrantes dos domicílios contemplados. O patamar se mantém estável entre 55 milhões e 56 milhões de indivíduos.
Quando será os repasses do Bolsa Família de setembro?
- NIS final 1: 17 de setembro;
- NIS Final 2: 18 de setembro;
- NIS final 3: 19 de setembro;
- NIS final 4: 20 de setembro;
- NIS final 5: 23 de setembro;
- NIS final 6: 24 de setembro;
- NIS final 7: 25 de setembro;
- NIS final 8: 26 de setembro;
- NIS final 9: 27 de setembro;
- NIS final 0: 30 de setembro.