INSS ganha viradas em 2024 com anúncio importantíssimo do ministro Fernando Haddad e substituto de Tralli confirma situação atual da economia no Brasil
Substituto do âncora César Tralli, no Jornal Hoje, anunciou entrevista do ministro Haddad, onde o mesmo fala sobre os principais pontos da economia do país no momento, e três viradas importantíssimas nesse segundo trimestre chegam para salvar milhões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“E quem comemorou essa economia mais aquecida foi o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Ele voltou a falar hoje sobre o resultado de 1,4% do crescimento do PIB no segundo trimeste… o ministro minimizou o risco de inflação com o aquecimento da economia”, informou o âncora Nilson Klaus durante o telejornal que foi ao na última semana de setembro.
Acontece que segundo informações do telejornal, o ministro realizou uma entrevista com a GloboNews, onde destacou no último dia 4 de setembro que o Brasil está crescendo com inflação baixa, afirmando que o país tem condições de obter novamente o grau de investimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o comunicado de Haddad, ele afirmou ainda que, se houver ampliação da oferta, não deverá haver pressões inflacionárias no futuro próximo e que o crescimento potencial do Brasil é de “2,5% para mais”.
“No ano passado, a inflação ficou abaixo de 4,75% e, neste ano, ficará abaixo de 4,5%, declinando, como os números parciais corroboram. A inflação continua caindo, lembrando que estamos crescendo, gerando emprego. Desde o ano passado o crescimento vem surpreendendo positivamente e a inflação vem surpreendendo positivamente. O objetivo de um país tem de ser crescer com baixa inflação”, disse Haddad.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, na primeira semana de setembro, dados do IBGe mostraram que o PIB brasileiro expandiu 1,4% de abril a junho deste ano na comparação com o primeiro trimestre, no que foi resultado mais forte desde o quarto trimeste de 2020.
Desse modo, obviamente que com a inflação baixa outros segmento do governo federal poderão receber vantagens com essa aquecida na economia, especialmente o INSS, que segundo o portal Extra, já alcançou a marca de 40 milhões de beneficiários.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, com a inflação controlada, o poder de compra das aposentadorias e pensões do INSS pode aumentar, já que os reajustes não são corroídos por altos índices de inflação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o valor das contribuições dos trabalhadores poderão se manter mais estável, garantindo arrecadação previsível ao instituto, e o governo poderá administrar melhor os recursos públicos, reduzindo o déficit s assegurando o pagamento em dia dos benefícios.
Como é o cálculo da inflação?
O IBGE faz um levantamento mensal, em 13 áreas urbanas do País, de, aproximadamente, 430 mil preços em 30 mil locais. Todos esses preços são comparados com os preços do mês anterior, resultando num único valor que reflete a variação geral de preços ao consumidor no período.
A principal consequência da inflação é a perda do poder de compra ao longo do tempo, com o aumento dos preços das mercadorias e a desvalorização da moeda. Outra consequência está associada ao rendimento real em investimentos.