ATENÇÃO!

Substituto do cartão de crédito e fim de uma era nos boletos: Banco Central traz 2 viradas no Brasil em 2024

17/12/2024 às 23h15

Por: Kelves Araújo
Imagem PreCarregada
Banco Central traz 2 viradas no Brasil em 2024 - (Montagem / TV FOCO)

O Banco Central determinou duas mudanças significativas que afetam em cheio todos o brasileiros; confira mais informações sobre as mudanças estabelecidas pelo órgão

O Banco Central (BC) do Brasil é uma autarquia federal autônoma. Em tese, isso quer dizer que ele tem autonomia perante outros órgãos do poder público. Vale dizer que, uma das suas funções é garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante de tanto poder, dessa vez, a autarquia crava duas viradas no Brasil no ano de 2024 e deixa milhares de brasileiros sem chão.

Substituto do cartão de crédito

De acordo com apurações do time especialista do TV FOCO, a partir de dados divulgados pelo portal ‘InfoMoney’ em outubro de 2023, o Banco Central buscou uma nova forma de pagamento, que pode até mesmo substituir o cartão de crédito. Trata-se do ‘Pix parcelado’ ou ‘Pix Instantâneo’

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ferramenta deve atuar como uma espécie de cartão de crédito, em que permitirá os usuários de parcelar suas compras e pagamentos.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Pix Parcelado é novidade para brasileiros (Foto Reprodução/Valor)

“A ideia inicial do Banco Central com o Pix era substituir o dinheiro, ao promover inclusão financeira e digital. Mas o Pix segue crescendo e canibalizando outros métodos. Com o Pix parcelado chegando devemos ver a canibalização de outros pagamentos como o [cartão de] crédito, embora em velocidade menor do que a atual”, disse Roberto Nacchace, sócio associado da McKinsey, em 03 de outubro de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale frisar que, na época, o Pix parcelado ainda não teria sido lançado, mas atualmente já faz parte do uso de diversos brasileiros. A ferramenta age como um ’empréstimo’ e tem como intuito facilitar a vida de milhares de brasileiros.

Fim de uma era nos boletos no BC

Em contrapartida, o Banco Central traz uma mudança significativa para o ano de 2025. Isso porque, a autarquia visa aprimorar a segurança de quem faz o uso de boletos bancários.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa vez, os boletos de pagamento poderão ser pagos não apenas por código de barra, mas por meio de outros instrumentos, como o Pix.

Na última quinta-feira (12) a resolução que moderniza o tradicional boleto acabou sendo aprovada pelo Banco Central (BC).

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Boletos (Foto Reprodução/Internet

Dessa forma, a ideia é que haja mais facilidade quanto ao pagamento dos boletos, sem que os usuários passem dias na espera para que o valor possa ser confirmado como pago.

Assim, a partir do dia 3 de fevereiro do ano que vem, os boletos passarão a vir com um QR, o que facilitará a vida dos consumidores na hora de quitar suas dívidas, pois poderão apenas apontar a câmera do celular e efetuar o pagamento por meio do PIX.

Considerações finais

  • Em suma, o Banco Central traz duas viradas ainda no ano de 2024;
  • Acontece que, a autarquia estabeleceu o famoso ‘Pix parcelado’;
  • A ferramenta age como um ‘cartão de crédito’, em que os usuários poderão ter maiores facilidades no pagamento de suas compras ou pagamentos;
  • Em contrapartida, o BC aprovou que a partir de fevereiro haja mudanças no pagamento dos boletos bancários;
  • A ideia é que para a realização do pagamento de um boleto não será mais necessário um código de barras, pois os usuários poderão fazer o pagamento instantâneo pelo QR que estará presente no papel.

Confira mais notícias sobre o Banco Central CLICANDO AQUI

Banco Central revelou vazamento de dados da chave PIX na Shopee (Reprodução: Banco Central/Divulgação)
Banco Central (Reprodução: Banco Central/Divulgação)

Quais as formas de pagamentos mais usadas no Brasil?

O Pix se tornou o meio de pagamento usado com maior frequência no Brasil, segundo a pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro” do Banco Central (BC).

Em suma, saltou de 16,7% em 2021 para 46,1% este ano. Assim, superando o dinheiro (41,7% para 22,0%).

Banco Central
cartão de crédito
fim dos boletos
mudanças do banco central
PIX parcelado

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.