ATENÇÃO!

Substituto do cartão de crédito e fim de uma era nos boletos: Banco Central traz 2 viradas no Brasil em 2024

Banco Central traz 2 viradas no Brasil em 2024 - (Montagem / TV FOCO)

Banco Central traz 2 viradas no Brasil em 2024 - (Montagem / TV FOCO)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco Central determinou duas mudanças significativas que afetam em cheio todos o brasileiros; confira mais informações sobre as mudanças estabelecidas pelo órgão

O Banco Central (BC) do Brasil é uma autarquia federal autônoma. Em tese, isso quer dizer que ele tem autonomia perante outros órgãos do poder público. Vale dizer que, uma das suas funções é garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda do país.

Diante de tanto poder, dessa vez, a autarquia crava duas viradas no Brasil no ano de 2024 e deixa milhares de brasileiros sem chão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Substituto do cartão de crédito

De acordo com apurações do time especialista do TV FOCO, a partir de dados divulgados pelo portal ‘InfoMoney’ em outubro de 2023, o Banco Central buscou uma nova forma de pagamento, que pode até mesmo substituir o cartão de crédito. Trata-se do ‘Pix parcelado’ ou ‘Pix Instantâneo’

A ferramenta deve atuar como uma espécie de cartão de crédito, em que permitirá os usuários de parcelar suas compras e pagamentos.

Pix Parcelado é novidade para brasileiros (Foto Reprodução/Valor)

“A ideia inicial do Banco Central com o Pix era substituir o dinheiro, ao promover inclusão financeira e digital. Mas o Pix segue crescendo e canibalizando outros métodos. Com o Pix parcelado chegando devemos ver a canibalização de outros pagamentos como o [cartão de] crédito, embora em velocidade menor do que a atual”, disse Roberto Nacchace, sócio associado da McKinsey, em 03 de outubro de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale frisar que, na época, o Pix parcelado ainda não teria sido lançado, mas atualmente já faz parte do uso de diversos brasileiros. A ferramenta age como um ’empréstimo’ e tem como intuito facilitar a vida de milhares de brasileiros.

Fim de uma era nos boletos no BC

Em contrapartida, o Banco Central traz uma mudança significativa para o ano de 2025. Isso porque, a autarquia visa aprimorar a segurança de quem faz o uso de boletos bancários.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa vez, os boletos de pagamento poderão ser pagos não apenas por código de barra, mas por meio de outros instrumentos, como o Pix.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na última quinta-feira (12) a resolução que moderniza o tradicional boleto acabou sendo aprovada pelo Banco Central (BC).

Boletos (Foto Reprodução/Internet

Dessa forma, a ideia é que haja mais facilidade quanto ao pagamento dos boletos, sem que os usuários passem dias na espera para que o valor possa ser confirmado como pago.

Assim, a partir do dia 3 de fevereiro do ano que vem, os boletos passarão a vir com um QR, o que facilitará a vida dos consumidores na hora de quitar suas dívidas, pois poderão apenas apontar a câmera do celular e efetuar o pagamento por meio do PIX.

Considerações finais

Confira mais notícias sobre o Banco Central CLICANDO AQUI

Banco Central (Reprodução: Banco Central/Divulgação)

Quais as formas de pagamentos mais usadas no Brasil?

O Pix se tornou o meio de pagamento usado com maior frequência no Brasil, segundo a pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro” do Banco Central (BC).

Em suma, saltou de 16,7% em 2021 para 46,1% este ano. Assim, superando o dinheiro (41,7% para 22,0%).

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile