Novo substituto do Real chega em peso com nova lei atingindo até o pix aos brasileiros
As cédulas de real que os brasileiros conhecem bem estão entrando cada dia mais em desuso, principalmente com a chegada do PIX, criado pelo Banco Central em 2020.
Desde lá, praticamente tudo se tornou por meio do pix, sejam pagamentos de contas, boletos, compras no supermercado ou transferências, ou seja, usar a nota real tornou praticamente inviável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tendo isso em vista, o Banco Central pode dar mais um passo para se tornar quase nula a utilização das cédulas de dinheiro.
De acordo com informações do portal Contábeis, Banco Central e o Ministério da Fazenda estão em discussão para adaptar os sistemas de pagamento do Pix e Drex à nova forma de arrecadação que está prevista na reforma tributária.
Conforme proposto na reforma, há quatro formas de pagamento dos novos tributos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Compensação com crédito de imposto pago nas quitações;
- Recolhimento em tempo real via split payment;
- Quitação pela empresa compradora;
- Pagamento pelo fornecedor do bem ou serviço.
“A nossa intenção é que o split payment seja obrigatório em todas as transações de pagamento por meio eletrônico”, afirmou o diretor da Secretaria da reforma tributária do Ministério da Fazenda, Daniel Loria.
Loria comentou ainda que as instituições financeiras precisarão desenvolver uma tecnologia para que esse sistema funcione.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Não existe”: Banco Central confirma 3 proibições para correntistas com cartão de crédito e PIX hoje (23)
● Decisão do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$1000 na poupança Bradesco hoje (23)
● “Não terá mais”: Banco Central emite comunicado com FIM de serviço vital do Bradesco e Itaú
Segundo ele, a empresa de maquininha deverá desenvolver essa tecnologia e debater com o BC, na intenção de separar dentro daquela transação o montante no que diz respeito ao imposto e a responsabilidade operacional ficará nas mãos do setor financeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em agosto do ano passado a CNN explicou o que seria a DREX, uma moeda digital que prometia valorizar as transações.
“Parente” do Pix, o Drex é uma combinação entre Digital Real, a palavra eletrônico e a letra “x” que, segundo o BC, dá “continuidade à família de soluções do BC iniciada com o Pix”.
A autoridade monetária afirma que a nova tecnologia tem o intuito de acelerar as transações financeiras, baratear os custos e facilitar o acesso ao mercado financeiro.
“A solução, anteriormente referida por Real Digital, propiciará um ambiente seguro e regulado para a geração de novos negócios e o acesso mais democrático aos benefícios da digitalização da economia a cidadãos e empreendedores”, diz o BC em nota.
COMO CONSULTAR OS VALORES A RECEBER DO BANCO CENTRAL?
Você pode saber se tem dinheiro esquecido em banco ou em outra instituição financeira pelo site valoresareceber.bcb.gov.br/publico. Não precisa fazer login. Basta informar seu CPF e sua data de nascimento ou o CNPJ e a data de abertura da empresa.