Sucesso no mercado fitness: como a ABC EVO está moldando o futuro das academias na América Latina
20/03/2025 às 13h29

Considerada muito mais do que uma plataforma de gestão de academias, a ABC EVO foca em experiência do cliente e já atende 8.500 estabelecimentos
Há pelo menos três décadas, o Brasil é o segundo país com mais academias no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Dados da Health & Fitness Association (HFA), entidade que reúne profissionais do setor de exercícios físicos ao redor do mundo. Assim, divulgados em 2020, apontavam para 30 mil locais no país. Em 2025, especialistas do ramo, no entanto, acreditam que essa marca já chegue perto dos 50 mil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas esse mercado está bem longe de ser considerado saturado. De acordo com o Ministério da Saúde, 60% dos brasileiros não seguem a indicação da Organização Mundial da saúde (OMS), que prega a prática semanal de 150 minutos diários de exercícios físicos moderados ou 75 minutos de forma mais vigorosa. Resumindo: o mercado nacional de academias ainda tem grande margem de crescimento para atender esse público que está por chegar.
A conquista dessa clientela em potencial, alavancada pelo desejo de adotar um estilo de vida saudável e longevo pós pandemia. Assim, passa por uma administração moderna, digitalizada e humanizada ao mesmo tempo. Nesse quesito, a ABC EVO, plataforma líder na gestão de academias na América Latina, pertencente ao grupo ABC Fitness, empresa que fornece tecnologias de ponta para o segmento, está em vantagem. A ferramenta dá suporte a 8.500 academias em 18 países do continente, incluindo o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A plataforma processa e armazena os mais diferentes dados, inclusive de alunos, pagamentos e administração de receitas de modo personalizado. O fornecimento desses insights possibilita a estruturação e o aperfeiçoamento do negócio, considerando, ainda, o perfil de cliente a ser conquistado.
MAIS SOBRE
Uma das provas de que a ABC EVO não é uma mera plataforma burocrática de gestão, podendo também ser uma diretriz de desenvolvimento, totalmente conectada à realidade do mercado, é justamente um levantamento feito sobre o perfil dos praticantes de exercícios físicos na América Latina, encomendado pela ABC Fitness. A pesquisa denominada Wellness Watch, tocada pela HFA e que dá suporte aos usuários ABC EVO, teve como cenário as principais regiões metropolitanas do Brasil, da Argentina, do Peru, da Colômbia e do México. O objetivo é orientar gestores do setor fitness a direcionarem seus negócios em 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Cruzeiro em alerta: Globo Esporte traz veredito sobre SUSPENSÃO de Gabigol e deixa Pedrinho BH em choque
● “Descontinuados”: Fim de loja de material de construção mais amada em Campinas, SP, abala clientes
● Kynnie fala sobre ter música como tema de personagem de Camila Pitanga, em Beleza Fatal: “Muito feliz de ver o sucesso da música e da novela”
Segundo esse levantamento, 61% dos adeptos dos exercícios físicos fazem atividades físicas duas ou três vezes na semana, sendo que 55% deles optam preferencialmente por academias ou clubes. Motivos: acreditam na eficiência desses locais (35%), acham mais convenientes (32%), têm acesso fácil a equipamentos de apoio (29%) ou a orientadores como profissionais de educação física (26%). “Isso mostra por si só que nos grandes centros da América Latina, as academias continuam sendo a principal opção para quem busca investir em saúde e bem-estar”, diz Paulo Akiau, presidente da ABC EVO.
O levantamento também revelou quais são as modalidades mais atraentes aos adeptos da malhação. Atividades ao ar livre como ciclismo e corrida tem 43% da preferência. Treinos de força, como musculação, vem na sequência com 32% e logo atrás estão os exercícios cardiovasculares, caso da corrida em esteira, com 27%. Esses dados mostram, por exemplo, que um gestor de academias poderia oferecer aos clientes programas de treino que pudessem ser executados em uma praça ou parque.
Saúde mental
Durante muitos anos, acreditou-se que a estética (ganho de massa muscular ou emagrecimento) fosse prioridade entre os frequentadores de academia. Mas, de acordo com o Wellness Watch, a saúde geral vem em primeiro lugar (44%) como fator de motivação dos adeptos de exercícios físicos, seguida pelo bem-estar mental (40%), aumento da confiança (36%) e da autoestima (32%). Isso talvez já seja um efeito claro da mudança de comportamento pós pandemia.
Outro dado significativo do levantamento, que também alavanca a confiança de investidores fitness da América Latina, é que 53% dos não praticantes de exercícios físicos pensam em sair do sedentarismo procurando uma academia. No Brasil, a tendência é ainda mais animadora: 73% dos sedentários acenam nessa direção. “Como se vê, nossas ferramentas não são meramente administrativas. Focamos na experiência do praticante, entregando munição para que gestores e donos de academia saibam que estão no caminho certo e para que estejam preparados para receber novos clientes”, afirma Paulo Akiau.
Sobre a ABC EVO
Plataforma líder de gestão para academias e estúdios na América Latina, atendendo 8.500 operadores em 18 países, incluindo 95% das redes de academias no Brasil. É a que também mais cresce no segmento, tendo superado a marca de 5 milhões de alunos ativos cadastrados em 2024.
Sobre a ABC Fitness. Provedora de tecnologia número um para empresas de fitness no mundo, dando suporte a mais de 40 milhões de membros, incluindo personal trainers, e 30 mil estabelecimentos, processando, anualmente, valores superiores a US$ 12 bilhões em pagamentos. Simplificando e inovando o gerenciamento de clubes, academias e estúdios por mais de 40 anos, transforma sonhos em realidade. Também fornece insights que impulsionam os negócios.
Mais informações: abcfitness.com
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são: