BOMBA!
Suco com soda cáustica: O decreto da ANVISA contra marca popular dos mercados e a situação AGORA (05)
05/05/2024 às 12h22
Marca famosa de sucos, que você já deve ter comprado, teve séria contaminação e proibição da ANVISA
Uma das ações da AVISA que mais chamou atenção dos consumidores está relacionada a proibição de um famoso suco de caixinha que continha soda cáustica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso mesmo que você está lendo! Por mais absurdo que possa parecer, a situação, ocorrida em 2013, veio após um laudo da Vigilância Sanitária de Minas Gerais confirmar a contaminação.
O suco de caixinha em questão trata-se de um dos mais consumidos atualmente, a Ades. Na época, a empresa ainda pertencia a Unilever.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal veja.abril, 14 pessoas tiveram reações ao ingerir o suco, com queimaduras nas mucosas, náuseas e enjoo.
A situação poderia ter sido ainda mais preocupante, já que o resultado apontou que 96 unidades foram envasadas com soda cáustica (hidróxido de sódio 2,5%) e água, mas menos de 50 conseguiram ser recolhidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como a contaminação do suco Ades aconteceu?
Conforme o G1, a falha foi detectada no processo de envase do Alimento de Soja sabor Maçã (Lote AGB 25) envasado no equipamento TBA3G no dia 25/02/2013 com validade até 22/12/2013.
Mais detalhes, revelados pela veja.abril, revelaram que tudo aconteceu após um tanque de alimentação que estava com um estoque baixo iniciar o processo automático de limpeza.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Anvisa em alerta máximo: Tralli paralisa JH com interdição de queridinho número 1 das mulheres por MORTE
● De leite com xixi a carne moída de cavalo: 6 produtos populares são desmascarados e ANVISA emite alerta
● “Matérias estranhas e impurezas” : Globo entrega decreto da ANVISA contra 7 marcas de café populares
Logo depois, o dispositivo de envase teria sido acionado por um funcionário e as embalagens receberam a substância.
A Unilever se pronunciou na época sobre o caso
Em nota, a Unilever reafirmou que o problema de qualidade “limita-se a 96 unidades de Ades sabor maçã, 1,5 litro, lote AGB25, produzidas na linha TBA3G na fábrica de Pouso Alegre”.
“Todos os demais produtos Ades não correspondentes aos lotes com iniciais AG permanecerão no mercado, encontrando-se em perfeitas condições para consumo”, afirmou a Unilever na época.
Por fim, a empresa ainda pediu “desculpas aos nossos consumidores e clientes pelo episódio e declarar mais uma vez nosso compromisso com a qualidade de Ades, uma das marcas mais queridas do Brasil”.
Situação atual
Desde que a Anvisa identificou a questão, a Ades não se envolveu em mais nenhum incidente relacionado aos seus produtos.
A Unilever assumiu a responsabilidade de atender todas as pessoas afetadas pela contaminação do produto e emitiu um pedido oficial de desculpas. Atualmente, a marca de suco é de propriedade da Coca-Cola.
O que a Anvisa fiscaliza?
A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é responsável por fiscalizar diversos aspectos relacionados à saúde pública no Brasil.
Isso inclui a regulação e controle de produtos e serviços que impactam a saúde, como medicamentos, alimentos, cosméticos, produtos de higiene, saneantes, sangue e hemoderivados, entre outros.
Além disso, a Anvisa também fiscaliza estabelecimentos e serviços de saúde, como hospitais, clínicas e laboratórios, para garantir que estejam em conformidade com as normas sanitárias.
Autor(a):
Ionara Santna
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: [email protected]