Conheça o chá com único ingrediente que pode auxiliar idosos 60+ a se livrar da diabetes entre outros benefícios
A diabetes afeta milhões de pessoas em todo o Brasil, apenas para nível de conhecimento, conforme dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 20 milhões sofrem desse mal.
Porém, a população mais vulnerável trata-se dos idosos 60+, uma vez que eles sofrem mais com as complicações da doença, como problemas cardiovasculares, neuropatias e insuficiência renal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A prevalência da diabetes tipo 2, que aumenta com a idade, representa um desafio significativo para o sistema de saúde e a qualidade de vida dessa faixa etária.
Sendo assim, o controle da glicemia é essencial para evitar complicações graves, e alternativas naturais.
Falando nisso, a equipe do TV Foco especializada em saúde, encontrou um chá com único ingrediente capaz de trazer efeitos positivos em meio ao tratamento da doença, através de informações divulgadas pelo O Antagonista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tão popular quanto poderoso
Conforme estudos recentes, o chá de camomila é quem pode desempenhar um papel importante no controle dos níveis de açúcar no sangue.
Pesquisas realizadas pela Tabriz University of Medical Sciences, no Irã, analisaram 15 estudos sobre o tema, mostrando que o consumo regular do chá pode contribuir para a redução dos níveis de glicose.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um estudo específico revelou uma redução de 11% nos níveis de glicemia em pacientes com diabetes tipo 2 que consumiram chá de camomila por oito semanas:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Combate ao estresse oxidativo: O estresse oxidativo, um dos principais fatores que agravam as complicações da diabetes, pode ser combatido pelas propriedades antioxidantes da camomila.
- Melhora do perfil lipídico: Além de controlar os níveis de glicose, o chá de camomila pode melhorar o perfil lipídico, reduzindo o excesso de gordura no sangue, condição comum entre os diabéticos.
Além disso, o chá de camomila também tem os seguintes benefícios:
- Ajudam a combater complicações renais e hepáticas;
- Melhoram o bem-estar geral dos idosos diabéticos;
- Suas propriedades antioxidantes protegem as células e também ajudam a mitigar doenças degenerativas comuns em pessoas com diabetes.
MAS ATENÇÃO! Apesar dos resultados promissores, o uso do chá de camomila no tratamento da diabetes deve ser feito com cautela e sempre sob orientação médica.
Até porque, conforme sempre frisamos em nossa matérias, é essencial que esses métodos naturais sejam usados apenas como uma terapia complementar.
Sendo assim ele NÃO substitui os tratamentos convencionais.
Além disso, o TV FOCO jamais incentiva a automedicação seja ela qual for.
Como preparar um chá de camomila para combater a diabetes?
Para preparar o chá de camomila, você vai precisar:
- 1-2 colheres de chá de flores secas;
- 1 xícara de água quente
Modo de preparo: Deixe as folhas em infusão por 5-10 minutos. Coe e beba.
Para obter os benefícios da camomila em relação à resistência à insulina, é aconselhável consumir 1-2 xícaras por dia, morno, gelado ou quente.
Para mais receitas que ajudam a combater a diabetes, clique aqui*
Conclusões finais:
- Em suma, o chá de camomila, rico em antioxidantes, pode ser um aliado no controle da glicemia em idosos com diabetes tipo 2;
- Além disso, estudos indicam que o consumo regular da bebida contribui para a redução dos níveis de açúcar no sangue e melhora o perfil lipídico;
- No entanto, é fundamental consultar um médico antes de incluir a camomila na rotina, pois ela deve ser utilizada como complemento ao tratamento convencional e não substituí-lo.