impressionante
Suicídio virou escândalo no SBT e imagens de mulher se jogando chocaram o Brasil: “Ela pulou, aí meu Deus”
09/12/2022 às 15h47
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Galvão Bueno detona postura de técnico da Seleção Brasileira, ao vivo, na Globo: “Não está certo”
Atração do SBT mostrou suicídio de adolescente ao vivo e chocou os telespectadores e o país
Atenção: Alerta de gatilho
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 5 de julho de 1993, o Aqui Agora, telejornal do SBT, exibiu o suicídio de uma jovem em rede nacional. Trata-se de Daniele Alves Lopes, de apenas 16 anos. A atração fez muito sucesso na década de 1990.
Daniele, que era recepcionista, pulou do sétimo andar de um prédio no centro de São Paulo, o que dá uma queda livre de 25m. Ela ficou durante 15 minutos sentada no beiral do edifício antes de se atirar e chegou a ser socorrida por policiais, mas morreu a caminho do hospital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quando o porteiro do local viu a atitude de Daniele, ele chamou o Corpo de Bombeiros. A equipe do SBT, liderada pelo jornalista Sérgio Frias, chegou junto dos socorristas, já que já se encontrava na região ao receber o chamado urgente do canal de Silvio Santos.
Na ocasião, o SBT tinha jornalistas sintonizados na frequência de rádio das autoridades. A equipe de reportagem chegou ao prédio antes da garota pular. “Ela pulou, ai meu Deus”, disse o repórter no momento que a menina se jogou, o que foi seguido por um forte estrondo. As imagens foram do cinegrafista José Meraio.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Terminantemente PROIBIDO: Uber encerra serviço em 4 países por motivos alarmantes
● Carta psicografada de Eliza Samudio revela onde está o próprio corpo e manda recado para Bruno: “Doloroso”
● Declaração corajosa de apresentador da Globo entrega demissão humilhante por estar gordo: “Fora de série”
Em entrevista à Folha de São Paulo, à época, uma amiga de Daniele explicou que o motivo do suicídio foi um amor frustrado. Há 3 anos, a menina vivia um amor não correspondido por um rapaz de 19 anos. Não houve bilhete um bilhete de despedida.
Repercussão
A exibição ao vivo do suicídio aumentou a audiência da atração do SBT em 33,5%, segundo o Ibope. Os 10 minutos que duraram a reportagem tiveram uma audiência média de 20 pontos na Grande São Paulo, o que correspondia, na ocasião, a 800 mil televisões ligadas.
Claro que o caso repercutiu negativamente para o SBT, onde as pessoas ficaram chocadas com as cenas da menina se jogando do prédio, mas o chefe de jornalismo na época se pronunciou:
“Nós tivemos a preocupação de avisar o telespectador que as imagens eram fortes, pedimos para as crianças não assistirem e mostramos que o suicídio nunca é a saída. A saída é a vida”.
Os pais de Daniele acabaram processando o SBT e receberam uma indenização milionária por danos morais da emissora de Silvio Santos.
Autor(a):
Beatriz Castro
Formada em Produção Multimídia pela FMU, sou uma grande apaixonada por escrita e leitura.Sempre gostei muito de mídias de todos os formatos, mas televisão e celebridades sempre foi minha paixão.Heavy user de internet, recentemente, concluí o curso de Criação de Conteúdo para Redes Sociais pelo Senac.