R$ 1BI na mesa: Supermercado n°1 de Salvador, BA, chega com pé na porta para esmagar o Carrefour, Assaí e +

Supermercado de Salvador chega com tudo para esmagar Carrefour, Assaí e concorrentes; saiba mais detalhes do assunto

26/03/2025 15h20

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Supermercado em Salvador rival do Carrefour conta com estratégia agressiva (Foto: Montagem/TV Foco)

Supermercado de Salvador chega com tudo para esmagar Carrefour, Assaí e concorrentes; saiba mais detalhes

Considerando o cenário atual de 2025, o setor supermercadista em Salvador, Bahia, demonstra um dinamismo particular. Observa-se um movimento de reconfiguração, onde marcas regionais ganham destaque expressivo, ao contrário de grandes redes como o Carrefour.

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Este fenômeno ocorre concomitantemente ao declínio de algumas grandes redes nacionais na preferência local. Assim, a competição se acirra, com empresas baianas consolidando sua presença frente a gigantes como Carrefour e Assaí, conforme dados de janeiro de 2025.

A partir de informações divulgadas pelo portal “Correio 24 Horas”, a equipe do TV Foco, especializada em notícias sobre economia e negócios, traz agora mais detalhes sobre o assunto.

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Ascensão das redes regionais

Salvador testemunha, simultaneamente, a retração de impérios supermercadistas nacionais e o fortalecimento das redes locais. Com o fechamento de mercados tradicionais e a abertura de novas lojas de marcas baianas, as referências geográficas do consumidor mudam.

Expressões como “próximo ao Bompreço” cedem lugar a “na rua do Hiper Ideal” ou “atrás do RedeMix”. Essa transição reflete a perda de espaço das redes tradicionais no cotidiano soteropolitano.

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Segundo gestores locais, essa mudança se explica pela maior proximidade com os clientes e pela personalização dos serviços oferecidos.

Adaptação às demandas locais

As operações regionais demonstram um entendimento aprofundado do comportamento do consumidor soteropolitano. Elas oferecem, portanto, um atendimento mais customizado e um mix de produtos alinhado aos desejos específicos dos clientes locais.

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Ademais, essas empresas exibem maior agilidade para se adaptar às flutuações e novas tendências do mercado. A RedeMix, por exemplo, com 17 lojas em Salvador e Região Metropolitana (RMS), reconhece que cada unidade possui um público com necessidades distintas.

João Claudio Andrade, diretor da RedeMix, salienta a importância de tratar cada loja individualmente, pois uma abordagem generalista, comum em grandes corporações, poderia negligenciar as particularidades de cada localidade.

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Unidade da RedeMix
Unidade da RedeMix (Foto: Divulgação)

Mudanças no comportamento do consumidor

A equação do sucesso no varejo local inclui também a adaptação às constantes alterações nos hábitos de consumo. Atualmente, os soteropolitanos valorizam, sobretudo, a rapidez no acesso ao supermercado.

Longas filas e perda de tempo já não se encaixam na rotina moderna. Consequentemente, a praticidade tornou-se um fator crucial, enquanto algumas redes nacionais enfrentam desafios, como o encerramento de unidades rivais do Assaí na Bahia.

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Essa necessidade de agilidade deve vir acompanhada do uso eficiente de ferramentas digitais. Tais tecnologias podem otimizar a experiência de compra ou mesmo gerar economia e vantagens para os consumidores. O público busca uma combinação eficaz de conveniência, qualidade e bom atendimento.

Estratégias para se destacar

Em um mercado pulverizado e competitivo, sobressair-se exige um conhecimento profundo do público e das tendências. Envolve, ainda, ações de marketing eficazes e investimento em capacitação da equipe.

Para a RedeMix, rival do Carrefour, um elemento chave é ampliar o conceito de supermercado, transformando a compra em uma experiência completa. Por isso, a empresa investe continuamente no treinamento de seus 2,3 mil colaboradores.

Concorrente do Carrefour
Concorrente do Carrefour (Foto: Divulgação)

Crescimento e expansão da RedeMix

Com suas 17 unidades consolidadas, a RedeMix apresenta um crescimento anual constante, variando entre 10% e 12%. Essa análise considera os últimos três anos, período sem inaugurações.

Contudo, para 2025, a expectativa é de aumento nesses números. A rede planeja inaugurar duas novas lojas na capital baiana até o final do primeiro trimestre. Esse crescimento contrasta com dificuldades vistas em outros mercados, onde até supermercados populares enfrentaram o fim de suas operações.

Os novos pontos comerciais localizar-se-ão nos bairros Chame-chame e Rio Vermelho. A empresa realiza pesquisas para entender o consumidor do Rio Vermelho, bairro com características diversas, visando oferecer um serviço alinhado ao seu perfil específico.

Qual o panorama do setor na Bahia?

A Bahia possui seis redes de supermercados entre as 110 maiores do Brasil, todas com faturamento superior a R$ 600 milhões, segundo ranking de 2024 da Abras. O Atakarejo lidera na Bahia (24º nacional), faturando R$ 4,3 bilhões, com crescimento de 16%.

A RedeMix figura como a segunda maior rede baiana (77ª nacional), alcançando um expressivo faturamento de R$ 1 bilhão. Em seguida, o Hiperideal (84º nacional) registra receita de R$ 890 milhões.

Desse modo, esse cenário de forte competição regional ocorre num contexto onde até grandes redes reavaliam suas operações em outros estados.

Em âmbito nacional, o Grupo Carrefour mantém a liderança, seguido pelo Assaí Atacadista e pelo Grupo Mateus, originário do Maranhão. Todavia, o desempenho das redes baianas demonstra sua capacidade de competir eficazmente no mercado.

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Assaí e Carrefour- Foto: Reprodução/Internet

A seguir, a lista dos supermercados com sede na Bahia entre os 110 maiores do país e seus faturamentos:

  • Atakarejo: R$ 4,30 bilhões
  • RedeMix: R$ 1,00 bilhão
  • Hiperideal: R$ 890 milhões

Considerações finais

Dessa forma, convém ressaltar que o mercado supermercadista de Salvador em 2025 indica a força das redes regionais.

Portanto, empresas como a RedeMix demonstram notável capacidade de crescimento e adaptação, desafiando a hegemonia de marcas nacionais ao entender e atender melhor o consumidor local, consolidando um faturamento bilionário e planos de expansão.

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Autor(a):

Hudson William é um profissional com ampla experiência em comunicação social na web, acompanhando os bastidores da televisão brasileira desde 2008. A partir de 2012, passou a integrar a equipe do portal TV Foco, onde atua como redator, produzindo matérias com responsabilidade e credibilidade. Ao longo de sua trajetória, assinou textos em diversas editorias — de televisão e entretenimento a esportes, atualidades e curiosidades — sempre com foco em informar e engajar o público digital de forma clara, ética e relevante.

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