Negociação multimilionária movimentou varejistas no país
Gigantes do setor, o Carrefour e o Atacadão ganharam novas unidades no Brasil. Porém, a expansão das duas marcas se deu por conta da saída de uma outra popular rede.
Em junho de 2023, o grupo que detém os supermercados concluiu oficialmente a conversão de lojas do Grupo Big, ex-Walmart, que havia sido comprado em 2021. No total, foram 129 unidades.
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De acordo com o Metrópoles, 76 lojas foram para o Atacadão, outras 48 para o Carrefour e 5 para o Sam’s Club. O negócio ambicioso teve um investimento avaliado em nada menos que R$ 1,9 bilhão.
Para quem não acompanhou, o Grupo Big usava os ativos do Walmart, que não conseguiu emplacar no Brasil. Original dos Estados Unidos, a rede deixou o país em 2019, após não atingir a meta esperada.
Hoje, o maior rival do Carrefour e do Atacadão é o Assaí, que também figura com êxito na lista das maiores varejistas do país. As informações são da Associação Brasileira de Supermercados, a Abras.
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“Com a fatia de mercado maior que o dobro do concorrente e com uma cobertura abrangente em todas as regiões brasileiras, fazemos parte do grupo das 10 maiores empresas do Brasil”, destacou a empresa.
No ranking, aparece ainda um outro grupo de peso no setor. Este mês, o Supermercados BH, que é dono de 279 lojas no estado de Minas, anunciou que também está se expandido em outros locais.
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O que aconteceu com o Walmart?
Em 1995, surgiu a primeira unidade no Brasil, trazendo grandes projeções, já que, em outros países, a marca monopoliza o varejo. Segundo a revista Veja, depois de anos de tentativa, eles acabaram perdendo a chance contra outras empresas e decidiram abandonar o mercado nacional.
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