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Clientes sem chão: Supermercado popular queridinho dos brasileiros dá adeus e encerra atividades em 2024

29/12/2024 às 5h00

Por: Lennita Lee
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Supermercado 100% online se despede do Brasil e deixa clientes no chão (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Canva/TV Foco)

Rede de supermercado amada por muitos brasileiros encerra as suas atividades e deixa um comunicado que deixa clientes completamente sem chão em 2024

A despedida de um supermercado, na maioria das vezes, tira o chão de muitos consumidores. Ainda mais quando a empresa oferece comodidades extras, como compras remotas e entregas programadas.

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Esse é o caso do Justo, rede de supermercado popular e queridinha por muitos, 100% digital, que anunciou o encerramento de suas operações no Brasil, o qual foi concluído no dia 7 de dezembro, uma das despedidas que mais impactaram neste ano de 2024.

Após três anos de atuação no país, a startup mexicana deixou o mercado brasileiro, mesmo tendo uma proposta inovadora e um recente investimento significativo.

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Supermercado Justo (Foto Reprodução/Justo)
Supermercado Justo (Foto Reprodução/Justo)

Sendo assim, a partir de informações do portal O Tempo, a equipe especializada em serviços do TV Foco traz mais informações sobre o ocorrido e as possíveis razões que fizeram ele se despedir.

Adeus, Justo!

Conforme mencionamos, o Justo comunicou o fim das operações neste último fim de semana, mas agradeceu aos consumidores em sua conta brasileira no Instagram.

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Comunicado Supermercado digital Justo (Foto: Reprodução / Instagram)
  • As vendas no site e no aplicativo foram encerradas oficialmente na sexta-feira, 6 de dezembro;
  • A empresa começou suas operações em outubro de 2021, em plena pandemia de Covid-19. Mas a empresa foi criada em 2019 no México por Ricardo Weder, mexicano, e Ricardo Martinez, brasileiro.
  • Há pouco mais de um mês, a startup recebeu um aporte de US$ 70 milhões (cerca de R$ 420 milhões) – aqui foi pelos ares – mas que será direcionado às operações no México, onde firmou parceria com a Amazon.

Dificuldades enfrentadas:

Apesar de oferecer conveniência com produtos variados e entregas rápidas, o modelo de supermercado 100% digital enfrentou desafios:

Logística complexa:

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  • Demandas específicas de manipulação, armazenamento e transporte para alimentos frescos e perecíveis.
  • Necessidade de atender entregas rápidas em um mercado competitivo como o brasileiro.

Mercado altamente competitivo:

  • Empresas como iFood, Rappi, Daki, Carrefour e Pão de Açúcar absorveram grande parte da clientela, com operações híbridas ou parcerias que diversificam os serviços.

Além disso, de acordo com o portal Folha de S.Paulo, Mariana Munis, professora de administração do Mackenzie Campinas, diz que entre todas as dificuldades para se manter um mercado 100% digital no Brasil há ainda “a complexidade contábil e fiscal”:

“Aqui a gente tributa por estado, por federação, por município, coisa que em outros mercados não ocorre. Tem municípios em que o e-commerce tem algumas isenções fiscais. O Brasil é um país continental, o que o torna muito complexo de ter um negócio e, principalmente, de ter uma escala maior quando você fala de um mercado 100% digital“.

Comunicado do Justo:

Em uma mensagem deixada através do aplicativo do Justo, a rede de supermercados deixou o seguinte anúncio:

“Sentimos muito, mas todas as operações do Supermercado Justo no Brasil chegaram ao fim! Chegaram ao fim! Obrigado por fazer parte da nossa trajetória”.

Anúncio do Supermercado Justo pelo APP (Foto Reprodução/Justo)

Como está o crescimento das vendas de alimentos online no Brasil?

Embora o encerramento do Justo represente um revés, o setor de alimentos online continua a crescer:

  • Segundo o Relatório Webshoppers da Nielsen IQ Ebit (abril de 2023), o segmento de alimentos registrou aumento de 26,2% nas vendas online.
  • 32% dos entrevistados afirmaram usar aplicativos de supermercado pelo menos uma vez ao mês, 3 pontos percentuais a mais que em 2022.

Esses números reforçam a demanda crescente por compras online, mas também evidenciam a necessidade de modelos econômicos mais robustos para sustentar operações exclusivamente digitais.

Como comprar em plataformas online de supermercados com mais segurança, após a despedida do Justo?

Para o consumidor que busca alternativas seguras e práticas, algumas dicas são importantes:

  • Prefira plataformas híbridas: Opte por redes que combinam lojas físicas e online, como Carrefour ou Pão de Açúcar, para garantir maior segurança na entrega.
  • Pesquise a reputação: Certifique-se de que a empresa tem infraestrutura confiável para lidar com produtos perecíveis.
  • Planeje compras recorrentes: Aplicativos como iFood e Rappi permitem agendamento de compras, uma opção prática e escalável.
  • Atenção às promoções: Períodos como Black Friday podem trazer vantagens, mas verifique condições e prazos de entrega.

Considerações finais:

Em suma, o encerramento das atividades do Justo no Brasil marcou o fim de uma operação inovadora, mas também evidencia as dificuldades estruturais de negócios 100% digitais no país.

Ao fazer a transição para outros serviços, os consumidores devem buscar empresas que ofereçam segurança logística e diversidade de opções, além da praticidade do modelo online.

Mas, para saber de outras informações de fins de supermercado no Brasil, clique aqui.

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Fim de atividades
Supermercado Justo
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Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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