Rede de supermercado amada por muitos brasileiros encerra as suas atividades e deixa um comunicado que deixa clientes completamente sem chão em 2024
A despedida de um supermercado, na maioria das vezes, tira o chão de muitos consumidores. Ainda mais quando a empresa oferece comodidades extras, como compras remotas e entregas programadas.
Esse é o caso do Justo, rede de supermercado popular e queridinha por muitos, 100% digital, que anunciou o encerramento de suas operações no Brasil, o qual foi concluído no dia 7 de dezembro, uma das despedidas que mais impactaram neste ano de 2024.
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Após três anos de atuação no país, a startup mexicana deixou o mercado brasileiro, mesmo tendo uma proposta inovadora e um recente investimento significativo.
Sendo assim, a partir de informações do portal O Tempo, a equipe especializada em serviços do TV Foco traz mais informações sobre o ocorrido e as possíveis razões que fizeram ele se despedir.
Adeus, Justo!
Conforme mencionamos, o Justo comunicou o fim das operações neste último fim de semana, mas agradeceu aos consumidores em sua conta brasileira no Instagram.
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- As vendas no site e no aplicativo foram encerradas oficialmente na sexta-feira, 6 de dezembro;
- A empresa começou suas operações em outubro de 2021, em plena pandemia de Covid-19. Mas a empresa foi criada em 2019 no México por Ricardo Weder, mexicano, e Ricardo Martinez, brasileiro.
- Há pouco mais de um mês, a startup recebeu um aporte de US$ 70 milhões (cerca de R$ 420 milhões) – aqui foi pelos ares – mas que será direcionado às operações no México, onde firmou parceria com a Amazon.
Dificuldades enfrentadas:
Apesar de oferecer conveniência com produtos variados e entregas rápidas, o modelo de supermercado 100% digital enfrentou desafios:
Logística complexa:
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- Demandas específicas de manipulação, armazenamento e transporte para alimentos frescos e perecíveis.
- Necessidade de atender entregas rápidas em um mercado competitivo como o brasileiro.
Mercado altamente competitivo:
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- Empresas como iFood, Rappi, Daki, Carrefour e Pão de Açúcar absorveram grande parte da clientela, com operações híbridas ou parcerias que diversificam os serviços.
Além disso, de acordo com o portal Folha de S.Paulo, Mariana Munis, professora de administração do Mackenzie Campinas, diz que entre todas as dificuldades para se manter um mercado 100% digital no Brasil há ainda “a complexidade contábil e fiscal”:
“Aqui a gente tributa por estado, por federação, por município, coisa que em outros mercados não ocorre. Tem municípios em que o e-commerce tem algumas isenções fiscais. O Brasil é um país continental, o que o torna muito complexo de ter um negócio e, principalmente, de ter uma escala maior quando você fala de um mercado 100% digital“.
Comunicado do Justo:
Em uma mensagem deixada através do aplicativo do Justo, a rede de supermercados deixou o seguinte anúncio:
“Sentimos muito, mas todas as operações do Supermercado Justo no Brasil chegaram ao fim! Chegaram ao fim! Obrigado por fazer parte da nossa trajetória”.
Como está o crescimento das vendas de alimentos online no Brasil?
Embora o encerramento do Justo represente um revés, o setor de alimentos online continua a crescer:
- Segundo o Relatório Webshoppers da Nielsen IQ Ebit (abril de 2023), o segmento de alimentos registrou aumento de 26,2% nas vendas online.
- 32% dos entrevistados afirmaram usar aplicativos de supermercado pelo menos uma vez ao mês, 3 pontos percentuais a mais que em 2022.
Esses números reforçam a demanda crescente por compras online, mas também evidenciam a necessidade de modelos econômicos mais robustos para sustentar operações exclusivamente digitais.
Como comprar em plataformas online de supermercados com mais segurança, após a despedida do Justo?
Para o consumidor que busca alternativas seguras e práticas, algumas dicas são importantes:
- Prefira plataformas híbridas: Opte por redes que combinam lojas físicas e online, como Carrefour ou Pão de Açúcar, para garantir maior segurança na entrega.
- Pesquise a reputação: Certifique-se de que a empresa tem infraestrutura confiável para lidar com produtos perecíveis.
- Planeje compras recorrentes: Aplicativos como iFood e Rappi permitem agendamento de compras, uma opção prática e escalável.
- Atenção às promoções: Períodos como Black Friday podem trazer vantagens, mas verifique condições e prazos de entrega.
Considerações finais:
Em suma, o encerramento das atividades do Justo no Brasil marcou o fim de uma operação inovadora, mas também evidencia as dificuldades estruturais de negócios 100% digitais no país.
Ao fazer a transição para outros serviços, os consumidores devem buscar empresas que ofereçam segurança logística e diversidade de opções, além da praticidade do modelo online.
Mas, para saber de outras informações de fins de supermercado no Brasil, clique aqui.