BOMBA!

Lista de supermercados, açougues e+ em SC vendem produtos proibidos pela Anvisa e poderão ser interditados

30/03/2025 às 22h45

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
Prédio da Anvisa (Foto: Reprodução / Internet)

Supermercados, açougues e mais em Santa Catarina foram fiscalizados pela Vigilância Sanitária e podem ser punidos por venderem produtos proibidos

Na última semana, uma operação realizada em duas cidades em Santa Catarina resultou no encontro de diversos estabelecimentos comercializando produtos proibidos pela Anvisa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cerca de dezessete estabelecimentos, incluindo supermercados, açougues e restaurantes em Serra e Xavantina, no oeste de Santa Catarina, foram fiscalizados pela Vigilância Sanitária Municipal e Estadual.

Acontece que, os estabelecimentos apresentavam uma série de irregularidades sanitárias, além de comercializar produtos proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A seguir, confira todos os detalhes apurados pelo TV FOCO, sobre o tema, e entenda tudo envolvendo a ação que envolveu não só a Vigilância Sanitária, mas, uma série de entidades.

Estabelecimentos vistoriados em Santa Catarina

Uma fiscalização do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) encontrou produtos proibidos sendo vendidos em supermercados, açougues e restaurantes de Seara e Xavantina, no Oeste do estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com as informações do portal ‘Oeste Notícias’, a operação, realizada entre os dias 24 e 26 de março, contou com a participação da Vigilância Sanitária e outros órgãos de fiscalização.

Acabaram sendo identificadas irregularidades sanitárias, que resultaram na apreensão de vários alimentos impróprios para consumo. Se os estabelecimentos não regularizarem a situação, podem ser interditados.

A Vigilância Sanitária de Santa Catarina fiscalizou diversos estabelecimentos na última semana (Foto: Reprodução/ Internet)
A Vigilância Sanitária de Santa Catarina fiscalizou diversos estabelecimentos na última semana (Foto: Reprodução/ Internet)

Produtos proibidos por riscos à saúde

Os produtos encontrados não estão proibidos por sua natureza, mas sim pelas condições inadequadas de armazenamento, validade vencida e manipulação incorreta.

Isso infringe normas da Anvisa e coloca em risco a saúde dos consumidores. Entre os problemas encontrados estão:

  • Carnes vencidas, algumas congeladas irregularmente após o prazo;
  • Uso de corantes para mascarar carnes deterioradas;
  • Moscas dentro de embalagens de carne;
  • Ovos expostos ao sol, acelerando a deterioração;
  • Laticínios vencidos, como queijos e iogurtes infantis;
  • Sorvetes com validade expirada há mais de um ano;
  • Leite e misturas lácteas armazenadas de forma errada;
  • Ambientes sujos e carnes mantidas em temperatura inadequada;
  • Hortaliças podres, com mofo e fungos.

Consequências para os estabelecimentos

Os locais flagrados com irregularidades foram autuados e receberam prazos para corrigir os problemas. Caso não cumpram as exigências, poderão ser interditados.

Além disso, os responsáveis podem acabar sendo processados por danos aos consumidores e até responder criminalmente por crimes contra as relações de consumo.

Por fim, vale dizer que, as autoridades de Santa Catarina não divulgaram os nomes dos estabelecimentos. Mas, caso algum comércio queira se pronunciar sobre o assunto, o espaço segue aberto.

Vigilância Sanitária (Foto: Reprodução)

Considerações finais

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Fazer uma denúncia para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolve seguir alguns passos específicos. Aqui estão as orientações gerais para realizar uma denúncia:

  • Acesse o Portal da Anvisa: Vá para o site oficial da Anvisa (www.gov.br/anvisa) e procure a seção destinada a denúncias. Geralmente, há uma área específica para esse fim.
  • Escolha o tipo de denúncia: Identifique a categoria da sua denúncia. A Anvisa lida com diversos setores, como alimentos, medicamentos, produtos para a saúde, vigilância sanitária em portos, aeroportos e fronteiras, entre outros. Escolha a categoria mais adequada à sua situação.
  • Preencha o formulário: Ademais, complete o formulário de denúncia com o máximo de informações possível. Forneça detalhes precisos sobre o ocorrido, incluindo data, local, descrição do problema e, se possível, dados sobre os produtos ou serviços envolvidos.
  • Mantenha o anonimato, se desejado: Se preferir, a maioria dos formulários de denúncia permite que você mantenha seu anonimato. No entanto, fornecer suas informações de contato pode ser útil para a Anvisa entrar em contato com você, se necessário.
  • Anexe documentos, se disponíveis: Se houver documentos relevantes, como fotos, vídeos ou outros registros, anexe-os à sua denúncia para fornecer evidências adicionais.
  • Revise e envie: Antes de enviar a denúncia, revise todas as informações fornecidas para garantir precisão e clareza. Depois, envie o formulário.
  • Acompanhe o processo, se possível: Por fim, algumas plataformas fornecem um número de protocolo ou alguma forma de acompanhamento da denúncia. Anote essas informações para referência futura.

Confira também mais matérias sobre a Anvisa clicando aqui.

Anvisa
produtos estragados
Produtos proibidos
Santa Catarina
Vigilância Sanitária

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.