Supermercados e atacarejos estão proibidos de abrirem nos próximos feriados em Criciúma
No dia 2 e 15 de novembro, uma cidade determinou uma proibição para lojas e supermercados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, o comércio recebeu uma “notificação extrajudicial” sobre o fechamento temporário das lojas.
Em suma, supermercados e atacarejos estão proibidos de abrirem nos próximos feriados em Criciúma.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ndmais, o comércio recebeu um alerta sobre a nova lei do Sindicato dos Empregados no Comércio de Criciúma e Região.
O documento explica que o trabalho em feriados é proibido pela legislação, exceto em alguns casos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os lojistas podem abrir os estabelecimentos mediante autorização sindical através de negociação coletiva e respeitada legislação municipal.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Desse modo, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Criciúma e Região alerta que am lojas e supermercados que receberam o aviso fechem suas portas no feriado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Toda empresa do comércio sem instrumento coletivo, incluindo supermercados, não pode trabalhar no feriado. Além de multa é passível de dano moral coletivo. O sindicato irá fiscalizar”, diz a presidente do Sindicato dos Comerciários, Juliana Matias.
Ricardo Althoff, vice-presidente Regional Sul da Associação Catarinense de Supermercados, reflete que o fechamento afetaria a região Criciúma.
“O que nós, supermercadistas, vamos fazer é pedir uma liminar com o argumento de que o supermercado é considerado um serviço essencial, por isso deve permanecer aberto mesmo nos feriados”, disse Ricardo, que continuou:
“É a solução para não deixar o consumidor de Criciúma e região na mão devido a essa postura do sindicato”, afirmou o vice-presidente da associação.
QUAIS LOJAS E SUPERMERCADOS FUNCIONAM NOS FERIADOS DE SÃO PAULO?
Durante os feriados em São Paulo, o comércio sofre alterações no expediente. De acordo com a CNN, os serviços essenciais são mantidos.
No entanto, outros atendimentos podem se ajustar a horários mais enxutos por conta da data.
Em cada feriado, as lojas determinam se fecham ou não, geralmente, o horário de funcionamento é das 14h às 20h, como shoppings e supermercados.
Já as agências bancárias, normalmente, não abrem nos feriados de São Paulo. Enquanto áreas da saúde, como hospitais, funcionam normalmente.