Suspenção do pagamento do 13º salário em região brasileira gera ansiedade e preocupação para lista de trabalhadores
Uma lista de trabalhadores do Rio Grande do Norte (RN) enfrenta clima de tensão devido à falta de antecipação do 13º salário.
O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta do Rio Grande do Norte (SINSP) solicitou ainda no dia 14 de maio, que o governo antecipasse 40% do 13º salário para servidores ativos, aposentados e pensionistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, até agora, o governo não respondeu à reivindicação …
Desespero
A antecipação do 13º salário é uma medida permitida pelo Regime Jurídico Único (RJU), que, em seu Artigo 72, prevê a possibilidade do governo pagar metade do abono junto ao salário nos meses de junho.
O SINSP, amparado por essa legislação, reforçou o pedido, destacando a necessidade de garantir previsibilidade financeira aos servidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas esse “silêncio” do governo gera mais desespero por conta do aumento com as despesas básicas, como a alta do gás de cozinha, bandeira vermelha na tarifa da energia, entre outros.
Além disso, essa falta de resposta tem gerado incertezas entre os servidores, que aguardam a definição sobre a antecipação de um direito previsto na legislação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Agora é oficial: Saque do FGTS liberado já no início de 2025 pela Caixa chega para salvar milhões de CLTs
● Decisão do Banco Central traz notícia nada boa da poupança e 2 substitutos salvam dinheiro dos brasileiros
● Falência decretada e leilão: Luta de cervejaria, rival da Heineken, gera tensão em clientes em 2024
Fazendo pressão
Ainda de acordo com o SINSP, uma campanha convoca servidores a pressionarem o governo estadual pelas redes sociais, com o objetivo de garantir que o pedido seja atendido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A entidade busca mobilizar a categoria para que a governadora Fátima Bezerra se pronuncie e antecipe os 40% do 13º salário de 2024, a fim de proporcionar o alívio tão esperado.
Segundo declarado pela SINSP, a luta tem como principal objetivo assegurar que todos os servidores públicos tenham acesso ao benefício previsto e possam planejar suas finanças com maior segurança:
“Você, servidor público, junte-se na luta e vamos fazer pressão para que a governadora ouça a nossa classe! Vamos encher as redes sociais da governadora com a mensagem: “Governadora, antecipe 40% do 13º salário dos servidores ativos, aposentados e pensionistas!” – Disse a mensagem deixada pelo SINSP
Alternativas
Apesar da situação ser crítica, servidores que precisam dessa antecipação com urgência podem tentar conseguir a liberação por meio de algumas instituições financeiras.
Por mais que seja um empréstimo, o recurso pode apresentar um certo alento em meio a esse momento de incerteza.
Obviamente que esse tipo de solução precisa ser analisada com muita cautela e planejamento, uma vez que todo empréstimo implica em taxas de juros.
Porém, vale a pena conversar com o gerente da sua conta e analisar as possibilidades, para mais detalhes sobre esse recurso, clique aqui*.
Como é calculado o 13º salário?
O cálculo do 13º salário se dá pela divisão da remuneração integral por 12 e a multiplicação do resultado pelo número de meses trabalhados.
De acordo com o TST, outras parcelas de natureza salarial também são calculadas, como:
- Horas extras;
- Adicionais (noturno, de insalubridade e de periculosidade);
- Comissões
Conclusões finais:
Resumindo, os servidores públicos do Rio Grande do Norte vivenciam um momento de incerteza devido ao atraso na antecipação do 13º salário.
Apesar do pedido formal do SINSP, o governo estadual ainda não se manifestou sobre a solicitação.
A falta de resposta do governo gera desespero entre os servidores, que enfrentam dificuldades financeiras e precisam do recurso para arcar com as despesas básicas.
A antecipação do 13º salário é um direito previsto em lei, e a demora no atendimento à solicitação tem gerado insatisfação entre a categoria.