Anvisa decidiu por suspender uma substância muito utilizada em marcas de margarinas e manteigas populares
Uma lei em que está em vigor desde 2019 traz uma suspensão que atinge manteigas e margarinas, após determinação da Anvisa. Portanto, você precisa se atentar na hora de comprar esses produtos e verificar se há alguma irregularidade.
Ao longo dos anos é comum que a vigilância sanitária intervenha em diversas situações, ainda mais com o que faz mal aos consumidores. Muitas vezes algumas coisas saem de vendas, são proibidas e assim os fornecedores precisam se adequar as novas normas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘G1’, a Anvisa aprovou no dia 17 de dezembro de 2019, a eliminação total da gordura trans dos alimentos industrializados no Brasil. As empresas tinham até 2021 para reduzir sua utilização e a partir de janeiro de 2023 dar fim em definitivo a ela.
Para quem não sabe, essa substância é responsável por aumentar o prazo de validade do produto, formado através de um processo químico. Segundo a OMS, a sua eliminação resultaria na redução de 500 mil mortes no Brasil por ano.
Portanto, já faz 17 meses que a gordura trans está totalmente proibida no Brasil. O médico cardiologista Marcelo Cantarelli, ao portal ‘Agência Brasil’, comentou sobre todos os problemas gerados pela substância.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O problema da gordura na alimentação vem de uma invenção humana de transformar um óleo vegetal em uma gordura sólida pra se utilizar no preparo de alimentos, um processo chamado de hidrogenação. E essa gordura trans é que vai levar aos problemas se ingerido”, destacou.
Quais alimentos possuíam gordura trans?
A substância estava presente em diversos alimentos industrializados, que certamente você consumia diariamente e nem sabia o quão mal te fazia. Confira a lista de produtos que tinham gordura trans:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Atenção donas de casa: ANVISA acaba de proibir farinha popular e nº1 no Brasil após grave descoberta
● Carne recheada de insetos: Vigilância Sanitária interdita açougue de supermercado n°1 por nojeira em 2024
● Risco de intoxicação: ANVISA baixa proibição contra produto n°1 e indispensável às donas de casa
- Biscoitos salgados, doces e outros alimentos assados
- Pipoca de micro-ondas
- Pizzas e salgados congelados
- Manteiga vegetal e margarina em barra
- Creme para café
- Glacê pronto para uso
Assim, todas as empresas que fabricam esses produtos, como a manteiga e margarina, tiveram que se reinventar nos últimos anos para fabricá-los.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE