Alerta geral! Jornal Nacional emite comunicado para motoristas sobre a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação; veja agora mais detalhes
A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento fundamental para os brasileiros, pois autoriza o motorista a conduzir veículos de maneira legal nas vias públicas, em conformidade com as normas de trânsito.
Entretanto, alguns cuidados se faz necessário ao tomar como posse o documento e condução de qualquer meio de transporte. Isso porque, em caso de descumprimento de regras, a CNH poderá ser suspensa e o cidadão ficar impossibilitado de se locomover.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, por falar em suspensão da credencial, um alerta do Detran emitido no Jornal Nacional traz à tona um comunicado feito pelo apresentador William Bonner.
Alerta do Detran
De acordo com apurações do time do TV FOCO a partir de dados divulgados pelo Jornal Nacional, os Detrans de todo o país estão emitindo alerta a respeita da suspensão da Carteira acional de Habilitação.
Em 2024, motoristas começaram a receber SMS em seus celulares, informando que a ‘CNH estaria suspensa’. As mensagens direcionavam as vítimas a um link, onde elas caíam em um golpe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Detrans em todo o país estão emitindo alertas sobre um golpe por SMS.”, indicou o Jornal Nacional, apresentado por William Bonner em novembro de 2024.
“O publicitário Pedro Marinho recebeu um alerta no celular sobre uma suposta pendência na carteira de habilitação dele, uma multa de trânsito, mas o detalhe é que ele não tem carro e, depois de habilitado, nunca pegou no volante.”, informou.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● INSS muda valores dos benefícios após aumento no salário mínimo e novo calendário: 2 viradas chegam voando aos idosos
● Regras do INSS em vigor em 2025 traz lista com 14 doenças que garantem aposentadoria IMEDIATA sem carência
● Atlético-MG se arma para fechar com 2 reforços de peso e leva rasteira do Santos em 2025
Golpe!
Na mensagem apresentada a vítima é conduzida a um link em que leva a um site falso do gov.com, do Governo Federal. Ao digitar o CPF aparecem corretamente o nome, data de nascimento e nome da mãe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas em seguida, surge um aviso falso alertando sobre a suspensão da CNH. Depois, orientam a vítima a prosseguir no site e ‘regularizar a suspensão’.
Por fim, o motorista paga uma taxa, e geram um boleto falso, fazendo com que o motorista pague e perca seu dinheiro.
Atenção!
Diante desse cenário, vale destacar que, o Departamento de Trânsito de vários estados divulgaram um alerta sobre esse tipo de golpe. Dessa forma, atente-se a qualquer tipo de suspeita, pois os Departamentos Estaduais de Trânsitos não enviam mensagens, e-mails e tampouco fazem ligações.
A orientação é, portanto, ignorar mensagens suspeitas, pois notificações oficiais não são enviadas por esse tipo de comunicação.
Além disso, embora os alertas tenham sido emitidos anteriormente, é crucial permanecer vigilante, pois esses golpes podem persistir em 2025.
Considerações finais
- Em suma, o Jornal Nacional emitiu alerta a respeito da CNH;
- Isso porque, em novembro de 2024 acabou sendo informado sobre o cuidado com golpes que haviam surgindo a respeito da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação;
- A fraude acontecia pelo envio de SMS, em que conduzia a vítima para um site do gov.com onde seus dados eram expostos e ela era obrigada a pagar um falso boleto;
- Portanto, atente a qualquer tipo de suspeita!
Confira mais notícias sobre a CNH CLICANDO AQUI
O que acontece se andar com a CNH vencida?
Muitas pessoas arriscam andar com a CNH vencida, pois só as pegam caso caiam em um bloqueio policial. Porém, essa situação, se trata de uma infração gravíssima.
A multa é de R$293,47 e 7 pontos na carteira. Caso não renove e seja pego novamente, o motorista pode até mesmo perder o direito de dirigir e precisar refazer o exame para recuperar a carteira.