Suspensão do INSS? Saiba o que fazer se isso acontecer
Na tarde desta terça-feira (18), a suspensão do benefício do INSS para os aposentados e pensionistas virou assunto em alguns sites. Isso porque, um rapaz chamado José Edson da Silva, de 71 anos de idade, afirmou ao jornal ‘Estado de Minas’, que já teve sua aposentadoria suspensa três vezes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O motivo? Ele tinha o nome igual a de outro segurado, que no caso, já havia morrido. afinal, se o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) identificar que algum beneficiário com dados parecido morreu, a renda automaticamente é bloqueada para evitar a possibilidade de depósitos indevidos.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Vale destacar que a interrupção pode acontecer após a análise do SIM, que é o Sistema de Informação de Mortalidades, da Diretoria de Benefícios da Previdência Social, ou também por conta de informações enviadas pelos cartórios.
Inclusive, é importante dizer que o benefício não é cancelado e sim suspenso, segundo informações do INSS e divulgadas pelo site ‘Estado de Minas’. Além disso, para reativar o pagamento, basta apresentar a documentação completa que comprove sua identidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Paulo Bacelar, diretor do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), o INSS irá fazer uma verificação de dados como nome, data de nascimento, nome da mãe e número do RG e CPF.
Inclusive, a maior chance de erros acontece na comunicação entre o cartório e o INSS, segundo o especialista.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
COMO FAZER ISSO?
Caso isso acontece com você ou com alguém próximo a você, basta o segurado acessar o aplicativo ou o site ‘Meu INSS’, selecionar ‘Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido’, nesta categoria, você enviará seus documentos e comprovará que ainda pode receber o benefício.
E se ainda houver alguma dúvida ou tiver algum problema, basta ir à alguma agência do INSS mais perto e rapidamente ele irá resolver a sua questão.