O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, cravou o fim de um serviço vital que atinge a Uber em São Paulo. A empresa teve que se mexer para que conseguisse atender todos os critérios
A Uber é uma das principais empresas de aplicativos de transporte no Brasil, principalmente na cidade de São Paulo. Porém, uma decisão de Ricardo Nunes acabou a atingindo em cheio, tendo que encerrar um serviço vital aos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em São Paulo é ainda pior dependendo do horário, às vezes um trecho que se faz em 30 minutos pode levar até mais de 2 horas, se tiver acidente ou for horário de pico. Assim, uma das saídas seriam as motos, que cortam o trânsito pelo corredor.
Porém, de acordo com o portal ‘Olhar Digital’, o então prefeito Bruno Covas sancionou no dia 5 de junho de 2018 uma lei em que proíbe o uso de motos para transporte de passageiros. Caso descumpra essa lei, o condutor pode receber uma multa de até R$1 mil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar disso, o Tribunal de Justiça de São Paulo julgou que a determinação era uma competência da União. Dessa maneira abriu precedentes para as empresas aderirem a esse serviço.
Uber e 99 sem moto em São Paulo
Por conta disso, as empresas ensaiaram começar esse serviço na capital paulista, em 2023, porém o Prefeito Ricardo Nunes bateu de frente com essa decisão. O político prezou pela segurança de todos, já que as motos são os veículos mais envolvidos em acidentes fatais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por conta disso, tanto a Uber, quanto a 99 encerrarem esse serviço no dia 30 de janeiro do ano passado, aderindo ao pedido da prefeitura.
“A atitude da 99, assim como da Uber, corrobora com a preocupação pela segurança e a saúde da população de São Paulo no viário urbano, baseada em dados técnicos da Secretaria Municipal de Saúde”, disse a Prefeitura em nota.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais atitudes que levam ao bloqueio da conta da Uber?
A Uber sempre preza pela segurança de todos os seus usuários, por isso realizar uma fiscalização periódica de todos os seus motoristas. Assim, quando identificam apontamentos criminais em nome do parceiro, o exclui do aplicativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A segunda ocasião é quando identificam alguma atividade fraudulenta relacionadas as contas dos motoristas. Portanto, quando há um ganho irreal ou outras ações que violam as regras, a conta também é bloqueada.
Por fim, a terceira situação é quando identificam algum incidente de segurança relacionado a uma viagem. Nela estão inclusas agressões físicas, verbais ou descumprir violações de trânsito. Essa é identificada com a ajuda do relato do passageiro.